Na última semana, os primeiros detalhes da nova família de motocicletas bicilíndricas da KTM começaram a surgir e foi confirmado que os modelos deverão ser fabricados na Índia para manter os custos mais baixos. Por outro lado, a marca austríaca ainda devia uma previsão mais concreta sobre a chegada desses modelos. Duas delas são o seu novo motor de 490 cc, e a outra é que a nova linha está prevista para chegar em 2022.
LEIA MAIS: Yamaha Ténéré 700 Rally Edition é revelada e pode vir ao Brasil
As informações vieram da entrevista ao site francês Le Repaire des Motards , Stefan Pierer, CEO do grupo Pierer Mobility. "A família está sendo desenvolvida no centro de pesquisa e desenvolvimento da Bajaj (parceira indiana), mas com o suporte e conhecimento de nossos engenheiros”, afirmou o executivo. A empresa controla marcas de moto como Husqvarna e GasGas, além da KTM .
LEIA MAIS: Nova Suzuki V-Strom 1050 ganha registro de patente
Conjunto mecânico
Os novos modelos da família KTM 490 deverão compartilhar um novo motor de dois cilindros paralelos, formato similar ao que usado nas famílias 790 e 890 da KTM, mas na faixa de 500 cc. O primeiro modelo deve chegar em 2022, “mas veremos modelos diferentes com versões naked e adventure tanto na KTM quanto na Husqvarna", completou Pierer. As novidades chegarão com mais aptidão que os motores 390 conseguem desenvolver, com maior eficiência, ams sem perder a dinâmica afiada dos modelos, que é grande chamariz da marca.
LEIA MAIS: Haojue DR 300 está prestes a ser lançada, com Honda e Yamaha na mira
O grupo Pierer estaria bastante interessado na chegada dessa nova família média na faixa de 500 cc, para KTM e a sueca Husqvarna. Stefan Pierer informou que a pandemia do coronavírus deverá aumentar a demanda global por motocicletas intermediárias, principalmente nos países em desenvolvimento, como a Índia, onde as novidades estão sendo desenvolvidas.