Olhe para todos os lados quando estiver em seu automóvel: não há mais como não notar que, entre aquele monte de motocicletas ao redor, com as quais já estávamos acostumados desde o “boom” que se iniciou nos anos 80, os scooteres quase que dominam a cena. Eita coisinha boa pra serpentear entre os obstáculos móveis no pesado trânsito das grandes cidades.
Mas você ainda prefere as motocicletas, mesmo diante das inúmeras praticidades oferecidas pelos pequenos? Então deverá experimentar a Honda NC 750X.
Não é um scooter, mas tem uma boa familiaridade com eles, em termos de pilotagem e praticidade, mantendo o status de motocicleta quanto ao porte e à dirigibilidade. Isso tudo sem mencionar que se trata de uma motocicleta com motor de 750 cm3 , um número mágico na história das motocicletas. Já mencionei.
Outro aspecto encorajador na Honda NC 750X é o seu jeitão de big trail. Seu habitat é mesmo o asfalto, ruas ou estradas, mas na posição de pilotagem ela bem que lembra as grandes aventureiras.
O parentesco com um scooter está na sua concepção, pois a Honda NC 750X já compartilhou projeto, componentes e sistemas com outros modelos, não disponíveis em nosso mercado, que poderiam mesmo ser enquadrados na categoria scooter.
Na falta de uma classificação mais precisa, foi adotado para a NC a categoria crossover, muito utilizada para automóveis, categoria essa que “mistura” atributos de várias outras categorias. Ou seja, pega o melhor de cada uma delas. As letras NC em seu nome significam “Novo Conceito”.
Você viu?
Esse fato fica bem claro com a adoção de um porta-objetos no lugar onde uma motocicleta teria o tanque de combustível . Nesse espaço é possível guardar um capacete fechado que não seja muito grande.
O tanque de combustível fica embaixo do banco, com acesso ao bocal abrindo-se a parte de trás do banco, onde senta o garupa. A mesma chave de ignição pode ser usada para abrir os dois compartimentos , para um lado o porta-capacete, para o outro o bocal do tanque.
Outra característica “escuteira” da Honda NC 750X é o motor bicilíndrico em linha refrigerado a água, com cilindrada de para 745 cm3, com diâmetro dos pistões de 77 mm e curso de 80 mm.
São as mesmas medidas do motor do Hoda Fit, só que com a metade do número de cilindros. A potência de 54,8 cv a 6.250 rpm e o torque de 6,94 kgfm, a 4.750 rpm , têm os valores ideais para uma tocada mansa e confortável, com nítido privilégio à economia de combustível e baixos índices de emissões.
Analisando mais detalhadamente a Honda NC 750X , olhando para o que está escondido embaixo da sua bela roupagem, veremos uma estrutura pouco usual para motocicletas, porém mais chegada à dos scooteres, com um quadro tubular de aço de formas complexas.
Resta esperar que a Honda NC 750X siga sua evolução como ocorreu na Europa, com muitas melhorias, como o aumento de desempenho do motor, acelerador eletrônico, três modos de condução e transmissão DCT. Lá, ela ainda emagreceu 6 kg. A Honda NC 750X está disponível nas cores azul, vermelha e verde e custa R$ 41.680.