A finlandesa Verge já vem trabalhando há algum tempo com motocicletas elétricas com acionamento sem cubo. A empresa que era conhecida como Polaris RMK, fundada em 1996, conquistou a sua expertise com fabricação de motos de neve.
No caso da Verge TS , ainda em fase de testes finais, é uma motocicleta que tem uma configuração simples e ao mesmo tempo complexa. A parte central do sistema é sustentada pelo braço oscilante, enquanto a parte externa gira em torno dele como se estivesse sobre trilhos.
Quando alimentados pelo motor, os eletroímãs no aro se repelem, fazendo com que a parte externa do aro gire e mova a motocicleta para frente. A única desvantagem do sistema é que ele requer um aro largo e, portanto, um pneu traseiro muito largo .
Como não há corrente, cinto ou caixa de câmbio para minar a potência, a empresa explica que é uma maneira extremamente eficiente de impulsionar a bicicleta e ela complementa que para fazer a troca do pneu não é tão difícil quanto parece.
A empresa não divulgou muitos dados técnicos , mas afirmou que o ‘motor sem cubo é capaz de gerar 108 cv e um torque de 101,9 kgfm, impulsionando de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos. Quanto a autonomia , ela pode atingir uma faixa de 200-300 km com uma carga completa e com 15 minutos de carregamento permite 100 km de alcance .
Com o primeiro motor integrado da indústria sem correntes, sem óleos e manutenção mínima, o Verge TS é certamente uma versão muito interessante do futuro da motocicleta elétrica e que servirá de base também para outras fabricantes.
O TS será vendido por 24.999 euros (pouco mais de R$ 104 mil em conversão direta) com entregas esperadas no próximo ano para o mercado europeu.