Prevista para ser lançada em fevereiro na Europa, a Yamaha resolveu apostar suas fichas em um modelo totalmente voltado para o estilo dos anos 80 da marca japonesa. Assim surge a XSR900 2022, que compartilha os mesmos predicados da nova Yamaha MT-09.
A novo modelo da Yamaha
vem com motor tricilindríco, de 889 cc ,
de 119 cv a 10.000 rpm e um torque de 93 kgfm a 7.000 rpm, porém com a embreagem revisada de modo que pudesse garantir mais suavidade no acionamento e, consequentemente, um comportamento mais estável na redução das rotações.
Os freios também foram revistos. E os garfos KYB são invertidos e ajustáveis. Além disso, a moto conta com rodas fundidas 'spin-forged' que são 700 g mais leves do que do modelo anterior. Por falar em leveza, a XSR900 também recebeu o mesmo quadro Deltabox mais leve e forte presente na MT-09 .
A eletrônica da Yamaha XSR 900
é aprimorada e conta com uma nova Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos que usa dois sensores para medir a velocidade e a aceleração, responsável por transmitir os dados ao 'cérebro' da moto, a ECU (Eletronic Control Unit).
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Por meio da IMU, ele informa ou ao sistema de controle de tração sensível à inclinação, que possui três níveis de intervenção; ou ao sistema de controle deslizante, que fornece deslizamento da roda traseira e se ajusta ao fornecimento de energia para manter a tração, o sistema de controle de elevação da roda, que usa a tecnologia vinda das pistas , nas provas da MotoGP.
Complementando o pacote tecnológico, agora há quatro modos de pilotagem (numa escala que 1 para potência máxima do motor, e o 2 com entrega mais suave e assim por diante nos demais modos), todos controlados por meio de um novo painel TFT colorido de 3,5 polegadas. Até o momento, a Yamaha não informou o preço da XSR900 2022.