A Yamaha Ténéré já fez muito sucesso no Brasil. Com o modelo 700 forte nas vendas mundo afora, eis que surgem rumores de que uma versão ainda maior da aventureira está em patamar avançado de desenvolvimento, com o motor de 900 cc. No Brasil, temos a Tracer GT 900, na mesma cilindrada. Uma vez que for criada, terá grandes chances de vir ao Brasil. Segundo o site francês Moto Station, será revelado até o final do ano.
Ao que tudo indica, a aventureira utilizará o motor CP3, de três cilindros, que produz 119 cv e 9,48 kgfm. Na projeção, vemos muitas similaridades com a Ténéré 700, como o mesmo quadro em tubos de aço, rodas raiadas com 19 polegadas na dianteira e na traseira, o que aumenta os atributos da moto no asfalto. É praticamente certo que venha, também, com ABS, controle de tração, modos de pilotagem e controles eletrônicos.
Tal como na nova Ténéré 700, a traseira deverá receber uma articulação revisada junto com o novo amortecedor piggyback (também totalmente ajustável) deve fornecer uma sensação mais progressiva ao curso da roda traseira , enquanto um novo batente de borracha deve reduzir o choque quando a moto for usada no limite. Para um pouco mais de estabilidade da roda dianteira, a Yamaha deverá adotar um amortecedor ajustável de direção Öhlins.