O futuro é dos autônomos. Essa é a mensagem que a Audi quer passar com seu novo conceito Aicon. O modelo é uma das principais atrações da marca no Salão de Frankfurt (Alemanha), que começa essa semana, e revela um belo carro elétrico de luxo que antecipa a visão da marca à respeito do futuro da linha e-tron.
LEIA MAIS: Volkswagen terá novo SUV e carro elétrico em meados de 2020
Podendo viajar por 600 km com apenas uma carga, o sedã autônomo combina tecnologia, conforto e sustentabilidade. Com isso, a Audi nem se importou em colocar volante ou pedais de acelerador e freio no interior do Aicon. De acordo com os projetistas, o modelo simula uma cabine de avião de primeira classe.
Mas vamos começar pelo que chama mais atenção: o design externo. A marca de Ingolstadt caprichou nas linhas modernas do Aicon, materializando um conceito de 5,4 metros de comprimento. Se você acha o Audi A8 uma barca, o Aicon consegue ser ainda maior. Ao invés de um sedã com design de cupê, o Aicon puxa mais para um fastback. O espaço interno na cabine foi favorecido pelas linhas suaves e achatadas. Cintura alta na lateral garante um design mais limpo para o modelo alemão que abusou no tamanho das rodas aro 26.
LEIA MAIS: Ford Fusion Hybrid: sedã de luxo com economia de compacto
Em vez de luzes em LED convencionais, a Audi instalou painéis digitais com centenas de pixels triangulares. Ele também é capaz de reproduzir animações especiais com alertas para pedestres e ciclistas. E passando dos limites de tudo que já vimos, um mini-drone ilumina o caminho quando passageiros saem do carro no escuro. Por dentro, destaque para a grande área envidraçada, inclusive no teto. A ausência dos equipamentos mais comuns trazem um aspecto futurista para o painel. Há muito espaço para dois passageiros na cabine. Eles podem assistir a filmes, navegar na internet e até fazer vídeo conferências sem encostar em qualquer superfície. Apenas com comandos de voz e até movimentos dos olhos são necessários.
O Audi Aicon aposta em quatro motores elétricos - um para cada roda - e em um sistema de alta voltagem. Com essa combinação, o modelo pode carregar mais 80% de sua capacidade em menos de trinta minutos. A potência fica na casa dos 350 cv e o torque é de 56 kgfm.
O futuro
Goste ou não, o caminho que as montadoras alemãs estão tomando para o futuro está sendo percorrido por carros elétricos e autônomos. A Mercedes-AMG, por exemplo, apresentará em Frankfurt um hipercarro com mais de 1.000 cv de potência. A receita para tal: quatro motores elétricos. A BMW mostrará o novo i3, que também ganha uma versão esportiva.
LEIA MAIS: BMW i3: Como é a vida andando de carro elétrico em São Paulo
Com base na mesma plataforma utilizada pela Audi, a Volkswagen apresentou três novos conceitos elétricos nos últimos meses. Um hatchback, um SUV e uma releitura futurista da Kombi. A marca espera que, até 2020, um desses modelos elétricos já esteja em produção.