Uma das principais novidades da Porsche no Salão de Frankfurt (Alemanha) é a nova geração do Cayenne Turbo. Agora o SUV vem com motor V8, biturbo, de 550 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atingir 286 km/h, de acordo com números da fabricante. Além disso, entre outros recursos, o carro passa a ser equipado com eixo traseiro direcional e controle eletrônico de rolagem da carroceria entre os opcionais, o que ajuda a manter o desempenho parecido com o de um cupê bem mais leve e compacto, conforme a fabricante.
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Outra novidade do modelo da Porsche fica por conta dos faróis de LED e das inéditas rodas de aro 21. Há também duplas ponteiras de escapamento feitas especialmente para a versão Turbo, bem como detalhes exclusivos, como frisos da porta e defletor de ar traseiro pintados da cor da carroceria e interior completamente novo. Por dentro, um dos destaques é a tela de alta resolução e sensível ao toque que pode controlar diversas funções. Uma delas é o sistema de som de alta fidelidade, de 710 watts.
SUV com pegada de cupê
Para o Cayenne chegar a ter um desempenho parecido com o do 911 a Porsche adotou algumas novidades na parte estrutural do SUV. Uma delas é a suspensão de três câmaras com o sistema ativo de amortecedores controlados eletronicamente. Dessa forma, o chassi é capaz de empregar diferentes cargas de molas. Com seis níveis de altura selecionáveis, a altura livre do solo pode ser regulada manualmente para se adequar ao terreno fora de estrada.
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Além disso, o novo conceito da utilização de pneus com tamanhos diferentes, com dimensões de série de 285/40 na frente e 315/35 na traseira, proporciona uma transmissão de força longitudinal e lateral melhor que o da geração anterior do Cayenne.
Ponto interessante também é defletor de teto adaptativo como parte de sua aerodinâmica ativa. Dependendo da posição, ele otimiza a eficiência, aumenta a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro e, na posição de freio aerodinâmico, encurta a distância de frenagem em alta velocidade. O resultado é que numa frenagem total a 250 km/h, o SUV consegue parar até dois metros antes.
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O sistema aerodinâmico complementa assim o efeito dos novos freios Porsche Surface Coated Brake (PSCB - freios com superfície revestida) itens de série responsáveis peça desaceleração do Cayenne Turbo). A camada de carboneto de tungstênio aplicada aos discos de aço aumenta o desempenho na frenagem e a resistência ao desgaste, enquanto diminui ao mesmo tempo a quantidade de poeira, com menor acúmulo de sujeira nos aros.