
Apesar de todas as novidades do Salão de Pequim (China), apenas três lançamentos tiveram uma apresentação digna do tamanho do evento. Uma delas nós já falamos, o sensacional foguete Audi TT RS . Os outros dois são destaques do PSA Group e criados especialmente para o país: O novo DS 4S e a volta do Citroën C6 .
O PSA Group já havia pegado gosto pela China, produzindo modelos especialmente para lá, como o sedã DS 5LS e o utilitário DS 6 . Até possuem uma fábrica em Shenzen, de onde saem esses carros e mais o DS5 . Agora que a chinesa Dongfeng é dona de parte da empresa, é claro que vão investir mais no país.

Para isso, pegaram o DS 4 e deram uma esticada, mas sem transformar em um sedã como o 308 . Na verdade, parece mais uma versão hatch do DS 5LS . O design é bem parecido com o sedã chinês, utilizando a grade hexagonal combinada aos faróis de LED, uma combinação chamada “DS Wings”. A traseira lembra muito mais o DS3 do que os outros modelos, com lanternas arredondadas. Já o interior é o do Citroën C4 Lounge (vendido na China como C4L ), mudando apenas os materiais do acabamento.

Será vendido com três opções de motor, partindo do 1.2 PureTech turbo de 130 cv, aquele que a Peugeot deve adotarem breve no 208, substituindo o motor 1.6 aspirado. Logo acima está o velho conhecido 1.6 THP de 167 cv. O modelo topo de linha vai contar com o 1.8 turbo de 203 cv. Como os chineses não gostam muito de câmbio manual, será oferecido apenas com transmissão automática de seis marchas.

A outra novidade exclusiva da China é a volta do Citroën C6 , reutilizando o nome do sedã que já chegou a ser vendido no Brasil. Sobre a plataforma EMP2 do C4 Picasso , o carro mede mais de 5 metros e tem 2,9 metros de entre-eixos. Traduzindo, deve ter espaço o suficiente para morar lá dentro, do jeito que os chineses gostam. Deve utilitar o mesmo motor 1.8 turbo do DS 4S , de 203 cv.
