Que a Audi vai ter um SUV maior que o Q7 não é mais novidade, uma vez que a própria fabricante já chegou a confirmar essa informação anteriormente. O que ainda não se sabia até agora é como será o novo modelo, o que foi desvendado no Salão de Detroit, palco da apresentação do protótipo do Q8 . Ainda se trata de um protótipo, mas que dá várias pistas de como será a versão definitiva, que usará a mesma base do Lamborghini Urus , esperado para 2018.
LEIA MAIS: Novo Audi Q5 é apresentado com motor 2.0 turbo, de 252 cavalos
Logo de cara, o Q8 impressiona pelo aspecto imponente que inclui a enorme grade dianteira octagonal e duas amplas aberturas de ar laterais no para-choque para ajudar a refrigerar os freios com discos de nada menos que 20 polegadas, deixados à mostra pelas giantescas rodas de aro 23. A lista de itens chamativos continua com os faróis vazados de LED e o capô abaulado com vincos que reforçam o caráter esportivo do SUV.
Mas apesar de todo o tamanho do Q8 , a Audi quer mostrar que é possível ter um carro grande que seja econômico. Por isso, o conjunto mecânico conta com motor V6, turbo, de 3.0 litros de cilindrada que funciona com outro elétrico. Somando a potência de ambos, chega-se a 442 cv, o que é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos e atingir 250 km/h, velocidade limitada eletronicamente.
LEIA MAIS: Audi Q3 1.4 TFSI, agora nacional, tem o básico do luxo
Mais detalhes sobre o Audi Q8
A marca alemã diz que o protótipo do Q8 pode rodar 59,5 quilômetros apenas no modo elétrico e chega a fazer 42 km/l. com o uso combinado dos dois motores. Além disso, o carro vem equipado com sistema que distribui a força do conjunto mecânico entre as rodas conforme as condições de aderência e uma série de outras situações para economizar combustível ao máximo. E a suspensão a ar, controlada eletronicamente, ajuda a manter o SUV estável nas curvas.
LEIA MAIS: Audi começa a fabricar o pequeno SUV Q2 na Alemanha
Mais do que apenas um exercício de design, o Q8 conceitual terá uma versão produzida em série em 2018 com chances de sair da linha de montage com vários detalhes do protótipo que rouba a cena no salão norte-americano.