A marca chinesa GAC Motor confirma presença no Salão de Detroit (EUA) para divulgar seus produtos, que visam atrair o mercado norte americano. A montadora levará para o evento a minivan (GM8), o SUV (GS8), o sedã de luxo (GA8) e um carro elétrico conceitual, que tem como ideia por trás de seu desenvolvimento o público mais jovem. Os planos são de entrar efetivamente no país no fim de 2019.
LEIA MAIS: JAC T40 aposta em preço competitivo para se destacar entre os SUVs compactos
A motorização que equipará todos os modelos a gasolina será padrão: 2.0, de 4 cilindros e turbocompressor, capaz de gerar 198 cv. Essa potência será transmitida às 4 rodas com ajuda do câmbio automático de 6 marchas. Por enquanto, são esses os detalhes que a fabricante chinesa revolveu adiantar antes da apresentação da sua gama de modelos, que ainda terá um protótipo elétrico, cujas informações estão sendo guardadas para o Salão de Detroit .
LEIA MAIS: JAC Motors anuncia que terá nova fábrica no Brasil em 2019
Uma curiosidade da marca chinesa é que, em seu país de origem, os carros da GAC Motor são vendidos sob o nome de “Trumpchi”. Por haver uma similaridade com o nome de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, o emblema e o nome que equipará os carros do mercado norte americano será substituído pelo da própria GAC Motor, segundo decisão da montadora.
LEIA MAIS: Andamos no pequeno Chery QQ, o carro mais barato do Brasil
Do Salão de Detroit para o Brasil
Um dos carros que merecem destaque é o Volkswagen Jetta, que terá um câmbio automático de 8 marchas, entre-eixos maior, capô com vincos mais salientes e a tampa do porta-malas encurtada, o que dá um aspecto mais esportivo ao sedã, cuja produção no México vai começar em meados de 2018. Sua chegada ao Brasil deverá acontecer durante o segundo semestre do ano que vem, junto com outras novidades da fabricante, entre as quais o SUV derivado do Polo, depois do sedã compacto Virtus, cujo lançamento está confirmado para fevereiro.
Outra novidade do Salão de Detroit é o BMW X2, que surge para completar a lacuna entre o compacto X1 e o médio X3 e deve aparecer com o mesmo motor 2.0 turbo, de 192 cv do X1, com câmbio automático, de sete marchas e tração dianteira. De acordo com a marca, o X2 vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos. Com motor 2.0, turbodiesel, de 190 cv ou 231 cv, o câmbio automático é o de oito marchas, com tração integral xDrive.