A Ram 1500 é uma das atrações da Fiat-Chrysler para o Salão de Detroit (EUA) com algumas mudanças estruturais e tecnológicas interessantes. Concorrente da Chevrolet Silverado há muitos anos, a Ram aparece com uma nova face robusta em acabamento cromado, combinando design mais luxuoso ao arranjo da grade frontal.
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Os faróis da RAM 1500 também são novos, trazendo design que a marca diz ser “evolucionário”. Dando sequência, podemos ver uma silhueta mais refinada e luxuosa que o modelo anterior. Nesse sentido, a 1500 surge com aparência mais elegante que a irmã maior 2500. Apesar de ainda continuar reconhecível como uma 1500, a maior parte das mudanças estão escondidas abaixo da carroceria.
Ela ficou 100 kg mais leve, por conta do vasto uso de alumínio em sua composição. De acordo com a marca, há 98% de aço de alta resistência para acompanhar a robustez do projeto. O coração desta picape média é um V6 3.6, de 310 cv e 37,2 kgfm de torque, mas também pode vir com o V8 5.7, de 400 cv e 56,7 kgfm, sempre com câmbio automático de oito marchas. Há força suficiente para levar 5.700 kg para reboque e 1.043 kg para carga na caçamba.
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Destaque também para o kit multimídia, que pode ser de 5, 8,4 ou 12 polegadas, todas com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som premium fica por conta da Harman Kardon, que também desenvolve os aparelhos de BMW e Mini. O interior é luxuoso e abusa de materiais de boa qualidade. Para se ter uma ideia, o acabamento pode ser de madeira ou fibra de carbono.
A meia-vida da Ford Ranger
A Ram 1500 não é a única atração entre as picapes de Detroit. A Ranger também ganha um leve retoque no visual, com nova grade e disposição dos LEDs diurnos nos faróis dianteiros. O para-choque também ganha design mais suavizado em relação ao modelo atual. A traseira da picape da Ford vai continuar praticamente a mesma, sem mudanças no desenho.
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Diferentemente da Ram 1500, esta é apenas de uma renovação de meia-vida para a Ford Ranger, uma vez que a geração atual já acumula seis anos de mercado. Os motores continuam sendo os mesmos 2.2 TDCI, de 125 cv e 32,5 kgfm, com opção mais potente de 160 cv e 39 kgfm. Há também um 3.2 TDCI, de 200 cv e 47,1 kgfm de torque. No Brasil, ainda continuaremos tendo as versões flex que já estão no mercado.