
A grande novidade da Ford para o Salão do Automóvel de São Paulo passou longe do esperado. Sem EcoSport , a marca anunciou que o esportivo Ford Mustang será vendido no Brasil a partir do fim de 2017, com as primeiras entregas marcadas para o começo de 2018. Ainda não falam sobre versões, embora tenham apresentado a versão conversível no evento, ao lado da Shelby GT350R .
LEIA MAIS: Confira as primeiras impressões ao dirigir do Fusion 2017
O mais provável é que a Ford siga a estratégia que a Chevrolet usa com o Camaro , trazendo apenas o modelo com o motor mais icônico – no caso, o 5.0 V8 de 441 cv a 6.500 rotações e 55,2 kgfm de torque a 4.250 rpm. Resta saber se irão dar um passo a mais e oferecer também a versão com câmbio manual de seis marchas, além da automática de seis.

Não comentam sobre a possível chegada do Shelby GT350 , equipado com uma versão preparada do 5.0 V8, capaz de gerar 533 cv e 59,3 kgfm de torque. A configuração exposta no evento é a Shelby GT350R, feita para as pistas – por isso, perdeu alguns itens considerados “de luxo”, como rádio, ar-condicionado e bancos traseiros.
LEIA MAIS: Ford Focus 2017 estreia com multimídia Sync 3 no Brasil
Ranger e Ka aventureiro

O outro lançamento de produto da Ford no Salão do Automóvel é o inédito Ka Trail , uma versão aventureira do hatchback com apliques de plástico preto nas caixas de roda, barras transversais no teto e adesivo nas laterais e na tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 15 polegadas ganharam desenho exclusivo e coloração cinza. Como a maioria dos carros com essa proposta, teve sua suspensão elevada para melhorar a capacidade de passar por terrenos acidentados. A marca não disse qual será a motorização deste modelo.

A picape Ranger também passou pelo tratamento para ganhar ares de veículo off-road (algo um pouco estranho para um modelo desse tipo). Chamada Ranger Wildtrak, a caminhonete na cor laranja foi desenvolvida na Austrália e, por enquanto, é tratada pela fabricante como um modelo de exibição no Brasil – mesmo que seja vendida em outros mercados. Tem detalhes em cores escuras, como a grade dianteira e os para-choques. O motor é o mesmo 3.2 turbodiesel de 200 cv, combinado ao câmbio automático de seis marchas.
LEIA MAIS: Ford desenvolve câmbio automático de 10 marchas
EcoSport, só em 2017
Uma das decepções do dia é a completa ausência do Ford EcoSport renovado no evento. O presidente da marca para a América Latina, Lyle Watters, afirma que o SUV continua competitivo e continuará a aparecer entre os mais vendidos do segmento. Ou seja, a Ford não está com pressa para terminar a reestilização do utilitário e quer contra-atacar no momento certo – o que deve acontecer apenas no começo de 2017. Além do novo design, semelhante ao do SUV maior Kuga , terá novo motor 1.5 de três cilindros.