Após dar um banho de água fria ao lançar o Ford Edge com a central multimídia Sync 2, a marca finalmente traz ao Brasil o Sync 3. A estreia acontece na linha 2017 do Ford Focus, tanto na versão hatchback quanto no sedã Fastback, com a promessa de estender a nova central para todos os carros da fabricante vendidos no País até o final de 2017. A marca não revelou quando o Focus estará disponível nas concessionárias.
LEIA MAIS: Ford Edge 2017 chega ao Brasil por R$ 229.900
A terceira geração do Ford Sync faz com que o Ford Focus passe a contar com uma tela de oito polegadas sensível ao toque. A nova interface gráfica conta com menus simplificados, deixando a navegação mais intuitiva. O novo processador é dez vezes mais rápido, o que aumenta a velocidade de todo o sistema ao escolher uma nova opção – o Sync 2 não é lento, mas um software mais rápido sempre é bem-vindo.
O atraso se deu pelo processo de regionalização do sistema. Os engenheiros da Ford revisou o Sync 3 por completo, melhorando o reconhecimento de voz para identificar os comandos mesmo com os sotaques de cada região do País. Os mapas foram redesenhados por completo, disponíveis para visualização tanto em 2D quanto em 3D. Conta também com o assistente de emergência, já disponível em toda a linha da Ford, sem nenhum custo.
LEIA MAIS: Carro autônomo da Ford que dispensa motorista sai em 2021
Um dos recursos mais esperados é a conexão com celulares que utilizam o sistema Android ou iOS. Compatível com Android Auto e Apple Car Play, o Sync 3 permite que o Ford Focus acesse diversos aplicativos. Já vem com Banco 24 Horas, Filho sem Fila, Glympse, Spotify, Sem Parar, entre outros. Um deles, o Gear SYNC, foi desenvolvido em parceria com a Samsung, tem funções como alerta de sonolência e localização do veículo.
Linha 2017
Tirando a nova central multimídia, o Ford Focus passa a contar com luzes diurnas de LED e alarme volumétrico desde a versão básica, a 1.6 SE hatchback. Essa configuração ganha um novo pacote de opcionais, chamado Plus, que inclui ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, rodas de liga leve 17”, câmera de ré com sensor de estacionamento, seis airbags, e a central multimídia Sync 3.
LEIA MAIS: Ford Focus supera Volkswagen Golf nas vendas de julho
A versão topo de linha Titanium ganha acabamento exclusivo, partida por botão, sistema de som Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters, teto solar e novo desenho para as rodas de liga leve de 17 polegadas. O pacote Plus adiciona assistente de frenagem autônomo, espelhos com rebatimento elétrico, ajuste elétrico para o banco do motorista, sensor de estacionamento dianteiro, park assist, e faróis bixenônio adaptativos. Os preços não foram divulgados.