Não é de hoje que a Volkswagen testa o Golf Bluemotion 1.0 TSI no Brasil. O carro tem sido visto em testes desde meados do ano passado, um pouco depois do lançamento na Europa, onde chegou em abril de 2015 para substituir as versões equipadas com motor 1.2 TSI, de 110 cv. Mas tudo indica que agora que o Up! TSI passou a fazer sucesso no mercado brasileiro, o hatch médio pode mesmo receber o eficiente motor 1.0 TSI com um pouco mais de força e potência que o 1.6 MSI, que corre o risco de deixar de ser oferecida. Consultada pela reportagem de iG Carros, a Volkswagen preferiu não comentar sobre o assunto.
As imagens cedidas pelo site Falando do Carros mostra o Bluemotion 1.0 TSI nos arredores de São Bernardo do Campo (SP), de onde são as placas verdes de testes da unidade flagrada. Sem nenhum disfarce, fica mais fácil de notar que o carro tem praticamente a mesma aparência do vendido na Europa, já que vem com detalhes como o filete azul na grade frontal mais aerodinâmica que nas demais versões e pneus verdes, com sílica no composto para reduzir o coeficiente de atrito e, portanto, a resistência que o carro tem para se mover.
No caso do Golf 1.0 TSI Flex que poderá ser vendido no Brasil, deverão adotar algumas diferenças na comparação do o europeu. Já começa com a potência, que tem como ser um pouco maior por aqui com apenas etanol no tanque. Além disso, para o preço ser competitivo, o câmbio de dupla embreagem deverá ser substituído pelo automático convencional, com seis marchas e conversor de torque, o mesmo do 1.6 MSI.
Apesar de ser mais sofisticado que o 1.6 MSI, o 1.0 TSI poderia deixar o Golf um pouco mais em conta por causa da menor alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Para carros com até 1.0 litro de cilindrada, são 7%, ante 11% dos 1.0 até 2.0 litros. Atualmente, o Golf Comfortline 1.6 MSI básico tem preço sugerido de R$ 76.590 com câmbio manual de cinco marchas, valor que sobe para R$ 81.990 com automático de seis.