A Volkswagen quer mesmo mudar o jogo e voltar a ser uma das maiores marcas do País. Durante o lançamento do novo Up! reestilizado, o presidente da fabricante no Brasil, David Powels, prometeu que a marca terá nove lançamentos ao longo de 2017 – que inclui renovações de design e novas configurações. Duas delas já foram apresentadas: o subcompacto Up! e sua versão aventureira Cross Up!. Vamos desevendar o que vem por aí, em ordem de lançamento.
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Volkswagen Up! e Cross Up!
Sim, o Up! já foi apresentado, mas vale a pena lembrar as mudanças do subcompacto da Volkswagen . Seu design recebeu mudanças sutis, mas importantes, que deixam o carro bem mais agradável. O novo para-choque é mais robusto, a entrada de ar falsa no capô está mais larga e o para-choque traseiro tem novo desenho. As laternas traseiras são de LED. Mais equipado, ocupará uma posição de carro de entrada premium na linha da Volks, deixando o Gol como modelo mais simples da marca. Como a fabricante conta versões separadas em sua lista, o Cross Up! é a segunda dos 9 lançamentos prometidos. Ambos chegam às lojas no início de maio.
Continua com o conhecido conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 MPI, de três cilindros, capaz de gerar 82 cv e 10,4 kgfm de torque, com etanol, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Também tem a opção de caixa automatizada I-Motion, também de cinco velocidades. As versões intermediárias, topo de linha e Cross utilizam o 1.0 TSI, de 105 cv e 16,8 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com o câmbio manual. Ficou mais caro, partindo de R$ 37.990 a R$ 55.600.
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Para o segundo semestre, teremos a versão esportivada Up! Pepper, com a mesma pegada que o Fox Pepper: Detalhes com viés esportivo e nova pintura. A marca já havia confirmado que tanto o subcompacto quanto o Gol teriam essa configuração e, pelo o que ouvimos, o citycar chegará primeiro para aproveitar a renovação e evitar uma confusão com o Gol GT, este sim um esportivo de verdade e que deve chegar no fim do ano.
Volkswagen Golf, Golf GTI e Golf Variant
Toda a família do Golf irá mudar no Brasil ainda este ano. Começa com o hatchback médio tradicional, aproveitando que está disputando pela liderança do segmento com o Chevrolet Cruze Sport6 e Ford Focus. O modelo já circula por aí sem camuflagem, como mostra o flagra obtido por nosso amigo Renato Maia, do canal Falando de Carros – junto com o hatch Polo, do qual já falaremos. A expectativa é que seja o próximo lançamento da marca, ainda neste semestre.
Recebeu novos faróis, para-choques, lanternas e rodas, além de mais equipamentos como a central multimídia com controle por gestos e painel digital semelhante ao do sedã grande Passat. Infelizmente, devemos ficar com um modelo um pouco ultrapassado em relação ao europeu, já que continuaremos com o motor 1.4 TSI em vez do novo 1.5 TSI, disponível na Europa, mais econômico. Por usar tecnologias mais caras, fica inviável utilizar essa motorização neste momento – talvez isso mude, com o novo regime automotivo. Pode ser agora que a Volks desista do 1.6 no Golf, deixando apenas o 1.0 TSI como opção de entrada.
A versão esportiva Golf GTI também virá, já flagrada no Brasil sem camuflagem. Seu motor 2.0 TSI foi atualizado, recebendo uma nova preparação para gerar 230 cv, 10 cv a mais do que atualmente. O câmbio automatizado DSG, de dupla embreagem, recebeu uma nova marcha, passando a contar com sete marchas, que deve equipar também o modelo vendido por aqui.
Volkswagen Amarok V6
Reestilizada no final de 2016, ficou a promessa da picape média Amarok receber um novo motor diesel, que seria lançado apenas na metade deste ano. Trata-se do 3.0 V6 turbodiesel, com versões de 163 cv, 204 cv e 224 cv, que na Europa entra no lugar do antigo 2.0 turbodiesel, envolvido no escândalo de fraude de emissões de poluentes. Virá na versão mais forte, de 224 cv e 56 kgfm de torque, capaz de acelerar a caminhonete de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e com velocidade máxima de 193 km/h. Ao contrário do modelo europeu, por aqui será apenas mais uma opção, pois o 2.0 turbodiesel atual será mantido.
Volkswagen Virtus
Há uma confusão entre qual será o primeiro modelo brasileiro com a plataforma MQB-A0. Herbert Diess, membro da diretoria da fabricante, disse no Salão de Genebra (Suíça), no início de março, que o sedã Virtus chegaria ainda este ano. No lançamento do Up!, David Powels, chefão da marca no Brasil, dava a entender que o Polo viria antes. Conversando com nossas fontes, elas dizem que o executivo de maior cargo é quem está certo, confirmando que o Polo fica para 2018.
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O motivo é bem simples: Emplacar mais um hatchback não será fácil, principalmente com a linha da Volks cheia de modelos nessa carroceria: Up!, Gol, Fox e Golf. Por outro lado, o Virtus ocuparia uma posição que a fabricante deseja a muito tempo, entrando no segmento dos sedãs do qual fazem parte Chevrolet Cobalt e Honda City. Era o papel que o novo Santana deveria ter desempenhado, se não tivesse sido cancelado. Faz mais sentido para eles entrarem primeiro em um mercado inédito para a marca do que tentar emplacar um hatch premium.
Volkswagen Gol GT
Sucesso do Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último, o Volkswagen Gol GT chamou tanta a atenção do público que a empresa deu sinal verde para seu desenvolvimento logo depois do evento. Terá um papel importante, já que o Gol passará por outra reestilização para sobreviver por mais alguns anos – deveria ser substituído pelo novo Polo, mas ficou caro demais para ser um hatch barato. A versão esportiva ajudará a manter o interesse no compacto, mesmo que seja uma edição limitada. Deve contar com o motor 1.0 TSI, de 125 cv, usado no Golf, combinado ao câmbio manual de seis marchas.
E o resto?
Se sentiu falta de algum modelo na lista, é porque a Volkswagen deixou para 2018. O novo Tiguan é um deles, confirmado para o ano que vem, virá na versão Allspace, mais longa e com sete lugares, deixando a geração atual por mais um tempo no Brasil – a fábrica na Europa trabalha para abastecer aquele mercado e a produção mexicana ainda não começou. O esportivado Gol Pepper ficaria também para 2018, evitando uma confusão com o Gol GT. E o Polo deve ser o primeiro carro a chegar no ano que vem, para não ficar muito longe do lançamento na Europa, pois será apresentado ao público em outubro, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha).