O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) costuma dar boas dicas sobre o que veremos nas ruas brasileiras no futuro. As fabricantes precisam registrar seus futuros produtos junto ao Instituto antes de prosseguir com os seus planos de produção. A nova geração do Nissan March e o Renault Sandero renovado, por exemplo, já deram o ar da graça por lá recentemente. Dessa vez, quem aparece nos registros é o Honda HR-V.
LEIA MAIS: Flagra! Pegamos o Volkswagen Jetta camuflado antes da estreia
Isso indica que o Honda HR-V que foi reestilizado no Japão no início do ano está prestes a aparecer por aqui, possivelmente como uma das atrações da marca para o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 8 e 18 de novembro. As mudanças, como antecipado pela reportagem do iG Carros, serão discretas.
Nada mudará de formato. Os faróis foram redesenhados com formato mais próximo do adotado no Civic atual, possivelmente com LED no lugar de lâmpadas entre as versões mais caras. Além disso, a grade do radiador e o para-choque também mudam, apesar da maneira discreta. As diferenças ficam por conta apenas de detalhes, como os faróis auxiliares e as aberturas de ar, agora com aspecto mais moderno.
LEIA MAIS: Chevrolet Spin camuflada roda em testes antes da estreia
As mudanças na traseira do HR-V são ainda mais discretas. No modelo japonês, adotaram uma nova disposição das luzes e nada mais. Isso deverá acompanhar o modelo brasileiro que será atração no Salão do Automóvel.
Na Ásia, uma das principais mudanças foi a adoção de nova central multimídia, com tela sensível ao toque, de melhor resolução e compatível com Apple Car Play e Android Auto. O criticado sistema multimídia do modelo brasileiro também poderá ser atualizado, seguindo o padrão da dupla City e Fit.
A marca japonesa deverá oferecer novas opções de cores e acabamentos, bem como uma lista de equipamentos mais recheada que poderá contar sensores de chuva, crepuscular e estacionamento dianteiro. O modelo japonês recebeu assistente de faixa e detector de ponto cego, equipamentos que elevariam o preço das versões mais caras do HR-V.
Nissan X-Trail no Salão do Automóvel
Entre os SUVs, o novo HR-V irá dividir as atenções com um velho conhecido dos brasileiros: o Nissan X-Trail. Atuando no segmento de utilitários esportivos médios, o X-Trail viria para competir no mesmo segmento de Mitsubishi Outlander, Honda CR-V, Chevrolet Equinox e companhia, bem como as versões mais caras do Compass.
LEIA MAIS: Projeção antecipa versão esportiva do Chevrolet Cruze Sedan
Entre outros atributos, destacamos o motor 2.5, de 170 cv e câmbio automático CVT. O Nissan X-Trail aposta na modernidade, com grade frontal em formato de “V” e vários detalhes cromados, além de faróis e lanternas com filetes de LED, alta linha de cintura, entre outros itens. O SUV mede 4,6 metros de comprimento por 1,8 metro de largura e 2,7 m de entre-eixos, medidas compatíveis com a dos principais rivais, o Chevrolet Equinox e o Jeep Compass. O porta-malas tem 550 litros. Longe do segmento do Honda HR-V, o preço do X-Trail no Brasil deverá ficar na casa dos R$ 150 mil.