Tamanho do texto

Confira tudo o que já sabemos sobre o hatch médio e os planos da marca para o mercado brasileiro, onde deverá desembarcar a versão híbrida GTE

VW Golf: a silhueta preserva muitas características do modelo atual. Faróis ganham novo desenho exclusivo
Reprodução/Instagram
VW Golf: a silhueta preserva muitas características do modelo atual. Faróis ganham novo desenho exclusivo

É publicada no Instagram a curiosa foto de um VW Golf da nova geração sem qualquer camuflagem enquanto o motorista aguardava seu pedido no drive-thru do McDonalds. As primeiras unidades do hatch mais vendido da Europa estão previstas para deixarem a fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, em meados do ano. Até o momento, detalhes e fotos oficiais ainda não foram divulgadas.

LEIA MAIS: Flagra! Novo Chevrolet Prisma é visto camuflado em novos testes

De acordo com Ralf Brandstätter, membro do conselho da Volkswagen, o lançamento da próxima geração do VW Golf é visto como um dos mais importantes na virada da década, junto da nova família elétrica I.D. Podemos esperar novas funções de automação e muita conectividade e segurança. Nas palavras do próprio executivo, “um carro 100% online”.

LEIA MAIS: Vazam imagens da próxima geração do Chevrolet Tracker

A base continua sendo a MQB do modelo contemporâneo, mas motorizações deverão ser atualizadas, conforme publicado pelo site português Razão Automotiva, que teve acesso ao briefing que a Volkswagen passou para seus fornecedores na Europa. Apesar das novas leis sobre emissões no velho continente, a oitava geração do Golf ainda contará com uma versão diesel. Ela será mais amigável ao meio ambiente que o modelo atual.

A traseira do VW Golf chama atenção pela semelhança com outros modelos da marca, como o SUV Tiguan Allspace
Reprodução/Instagram
A traseira do VW Golf chama atenção pela semelhança com outros modelos da marca, como o SUV Tiguan Allspace

Sobre veículos híbridos e elétricos, a marca também deverá aderir a algumas mudanças em sua linha. Ainda der acordo com o site português, o e-Golf deverá ser descontinuado na virada da geração, ficando restrito ao modelo híbrido GTE. Vale lembrar que a VW terá um novo hatchback totalmente elétrico ao fim do ano, como uma das atrações para o Salão de Frankfurt (Alemanha). Com o e-Golf em linha, um modelo poderia canibalizar o outro.

Surpreendentemente, o briefing passado aos fornecedores europeus também sugere que o Golf GTI deverá ter algum nível de eletrificação. Há a possibilidade do modelo receber um novo compressor de acionamento elétrico, capaz de ativar a turbina sem esperar pelos gases de escape. Se o rumor for confirmado, a potência deverá subir dos atuais 230 cv de potência para algo na casa dos 270 cv.

VW Golf no Brasil

Novo I.D. hatchback irá substituir o VW Golf elétrico. Será lançado no fim do ano, com o possível nome
Divulgação
Novo I.D. hatchback irá substituir o VW Golf elétrico. Será lançado no fim do ano, com o possível nome "Neo"

A categoria dos hatches médios sangra em praça pública no mercado brasileiro. De acordo com o levantamento da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos) sobre o ano passado, o segmento corresponde a meros 0,6% das vendas nacionais. A Ford já confirmou que o Ford Focus será descontinuado na Argentina e o Peugeot 308 desapareceu do site da marca sem qualquer satisfação. Isso mostra que dificilmente teremos outra geração nacional do Golf no futuro.

LEIA MAIS: Segredo! Nova picape da GM chega em 2020 para concorrer com a Fiat Toro

O VW Golf é fabricado em São José dos Pinhais (PR), emplacando pouco mais de 3 mil unidades ao longo de 2018. A média é de 250 unidades vendidas por mês. Mesmo com a baixa nas concessionárias, a Volkswagen prometeu trazer o Golf GTE para o Brasil como o primeiro passo em sua etapa de eletrificação. Resta saber se a marca irá optar pela próxima geração ou trará unidades do MK7.

Fotos: Instragram

    Perfil do(a) author(a) iG São Paulo

    Sobre o autor(a)

    iG São Paulo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas