Volkswagen Golf R 2025
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Golf R 2025

Volkswagen Golf de oitava geração (MK8) deve continuar no mercado por mais 11 anos no mercado para não ter que virar elétrico tão cedo. De acordo com a Top Gear , Kai Grünitz, membro do conselho da Volkswagen responsável pelo desenvolvimento técnico, confirmou que a oitava geração do Golf deve permanecer em produção até 2035.

Esse plano mostra as tendências da União Europeia , que visa eliminar os veículos a combustão até 2035, substituindo os modelos por elétricos. Embora os carros elétricos tenham ganhado popularidade nos últimos anos, a preferência por híbridos, especialmente os híbridos plug-in nestes casos, tem se intensificado no mundo. 

Montadoras como Porsche , Chevrolet , Audi e até a  Honda vem ajustando suas estratégias para atender a essa demanda por veículos híbridos em vez de elétricos por totais

A Volkswagen vem seguindo uma linha semelhante, e, segundo Grünitz, deve optar por manter o Golf em sua forma atual, em vez de desenvolver uma nova geração com motor a combustão, e logo depois fazer outra geração elétrica. Dessa forma, o hatchback alemão viveria apenas de facelift até lá.

Com faróis menores, visual do Golf fica mais próximo dos demais modelos da marca Divulgação
Com faróis menores, visual do Golf fica mais próximo dos demais modelos da marca Divulgação
Além de atualizações visuais, versão GTI exibe novas rodas Divulgação
Além de atualizações visuais, versão GTI exibe novas rodas Divulgação
Interior do Golf fica mais moderno com nova multimídia Divulgação
Interior do Golf fica mais moderno com nova multimídia Divulgação

Grünitz explica que não há incentivos suficientes para justificar o desenvolvimento de uma nova geração a combustão, que exigiria uma nova plataforma e novos componentes. Esse tipo de estratégia visa evitar a troca prematura para um motor elétrico.

O Golf de oitava geração foi apresentado em 2019 e lançado em 2020 e recebeu uma reestilização em 2024. Com a decisão de manter a oitava geração até 2035, o Golf se tornará a segunda geração mais duradoura da linha , atrás apenas da quarta geração (MK4), que permaneceu no mercado por 17 anos, de 1997 a 2014. A oitava geração, portanto, completará 15 anos de mercado, dois anos a menos do que a MK4.

Grünitz ressalta que a plataforma MKB do Golf é “quase perfeita” e questiona a necessidade de um novo modelo quando o atual atende bem às expectativas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!