No Brasil, as peruas deram lugar aos SUVs, que preferem ganhar espaço também em largura e altura. E quase sumiram do mercado para quem as vê apenas como sedãs esticados. Em um mercado que renegou completamente as chamadas stations wagons , a Audi trazer ao Brasil a A4 Avant é um ato de resistência a ser aplaudido. O lado ruim é que está nas concessionárias em versão única, por R$ 187.990, chegando a R$ 236.290 com o pacote opcional.
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O preço assusta, não é? Claro que, em um primeiro momento, podemos argumentar que é uma versão do sedã de luxo da marca (com o A3 Sedan , o A4 subiu um degrau), muito mais equipado do que a maioria dos carros comuns. Claro, a A4 Avant poderia ser vendida por um preço mais baixo, mas aí correria o risco de esbarrar em um outro modelo, sua prima Volkswagen Golf Variant, que custa R$ 115.889, antes de colocar os opcionais que já estão no Audi e chegar a R$ 153.198.
Disponível apenas na versão Ambiente, a A4 Avant vem com faróis bixenônio com ajuste de altura e iluminação diurna em LED, central multimídia, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado automático, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista, controle de cruzeiro, seletor de modo de condução, start-stop, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia e o Audi Virtual Cockpit, um painel de instrumentos totalmente digital.
Seus opcionais são bem interessantes e fazem coçar a mão na vontade de comprá-los. O Pacote Tech adiciona sistema de som Bang & Olufsen com som 3D, heads-up display e keyless-go (que permite abrir o carro apenas com a chave presente perto da porta). O segundo pacote é o Assistance, oferecendo câmera de ré, assistente de ponto cego e assistente de batida traseira (o carro prepara os ocupantes caso detecte a chance de um veículo colidir por trás).
Não é esportiva, mas parece
Sob o capô está o 2.0 TFSI de 190 cv e 39,8 kgfm de torque, combinado ao câmbio automatizado S–Tronic, de dupla embreagem e sete marchas. Mesmo pesando 1.460 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e tem velocidade máxima de 238 km/h. É apenas um segundo a mais do que um Volkswagen Golf GTI, justamente um esportivo de verdade. E com a vantagem de que tem espaço para toda a família e muito mais área de porta-malas.
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No dia-a-dia, a A4 Avant é bem comportada, por usar o modo de direção Comfort (ou, se mudou antes, Efficiency). Foram feitos para economizar combustível, trocando de marchas mais cedo. É bem civil e, ainda assim, tem empolgação o suficiente para andar bem no trânsito. Quem quiser mais fôlego pode mudar para o Dynamic, feito para quem quer uma pegada mais forte, reajustando o câmbio para aceleração para alegrar seu dia.
E, o melhor de tudo, estamos falando de um carro confortável e com espaço de sobra. A suspensão usa McPherson na dianteira e multibraços na traseira, com o ajuste ideal, permitindo uma vida agradável a bordo ao passar por buracos, mas sem deixar de manter a carroceria no lugar em curvas rápidas. Tem todo o espaço do sedã, carregando cinco adultos sem apertos. São 25 litros a mais de porta-malas do que o A4 convencional, alcançando os 505 litros.
Como é um motor turbo, há o velho problema do turbo lag, ou seja, o breve momento que leva para a turbina encher e fazer o carro disparar. Mesmo no modo Dynamic, o lag poderia ser menor, levando um tempo para sair da imobilidade em um semáforo. O start-stop piora um pouco, adicionando a demora para religar o motor. Não é um problema de outro mundo, porém pode incomodar quem tem mais pressa.
Mais rápido do que um SUV, também é mais econômico. Segundo o programa Inmetro-Conpet de etiquetagem, a A4 Avant tem um rendimento de 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, apenas com gasolina. Como comparação, o Honda HR-V, líder entre os utilitários compactos, faz 10,5 km/l no ciclo urbano e 12,1 km/l no ciclo rodoviário, também com gasolina – e com o defeito de perder esportividade por causa do câmbio CVT.
Tecnologia de ponta
Se escolher uma A4 Avant com todos os opcionais, vai encontrar um carro muito bem equipado e que impressiona quem nunca viu suas tecnologias. Começa com o Audi Virtual Cockpit, item que estreou no esportivo TT, foi para o A4 sedã e, em janeiro, para a versão mais cara do A3. É uma tela TFT de 12,3 polegadas que ocupa o painel de instrumentos e que tem diversas funções bacanas.
Por exemplo, é possível colocar para mostrar o mapa do GPS no meio, com o conta-giros e o velocímetro dos lados. Com um toque, dá para diminuir ainda mais o tamanho dos instrumentos, para que o mapa fique em destaque, ocupando quase todo o painel. Funciona como uma extensão da central multimídia em outras coisas, como para escolher as músicas que estão tocando, mostrar os contatos do telefone e mais.
Melhor ainda quando recebe o pacote que inclui o heads-up display, tecnologia que projeta algumas informações no parabrisa. No A4, o HUD apresenta a velocidade e instruções do GPS, eliminando a necessidade de mover a cabeça para olhar a tela no centro do console ou mesmo o mapa no painel de instrumentos. Outros carros trazem sistemas parecidos, mas poucos são tão completos quando o da Audi.
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A central multimídia é bem melhor do que o da geração passada dos carros da Audi. Finalmente aprenderam que ninguém quer comprar adaptadores para conseguir usar um USB – a marca usava uma entrada específica e exigia cabos especiais para outros plugues. É bem intuitiva, apesar da insistência da fabricante em não adotar a tecnologia de tela sensível ao toque, demandando o uso de um controle no console central perto do câmbio.
Custo de vida alto
Por um lado, a Audi A4 Avant não é tão cara assim. Calma, eu explico. O A4 sedã na mesma configuração Ambiente e motorização, custa R$ 5.000 a menos do que a Avant. Ou seja, pagamos a mais por 25 litros a mais de porta-malas e um design diferente – se eu tivesse condições de vida para ter um carro desses, com certeza pagaria para levar a station wagon para casa. Por outro lado, é um valor fora da realidade para muitas pessoas e a fabricante sabe muito bem disso, motivo pelo qual é considerada premium. Se você tem cacife para um Audi e pensava no A4, olhe com carinho para a A4 Avant e junte-se à resistência aos SUVs. Os entusiastas agradecem.
Ficha Técnica
Preço: R$ 187.990
Motor: 2.0, 16V, quatro cilindros em linha, turbo, gasolina
Potência: 190 cv a 4.200 rpm
Torque: 32,6 kgfm a 1.450 rpm
Transmissão: Automatizada de dupla embreagem, sete marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, MacPherson (dianteira)/ Independente, multibraços (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 245/40 R18
Dimensões: 4,72 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,43 m (altura), 2,82 m (entre-eixos)
Tanque : 54 litros
Porta-malas: 505 litros
Consumo: 10,5 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada)