O Toyota Etios X 1.3, modelo mais em conta da marca no Brasil , foi recebendo melhorias ao longo do tempo e hoje tem um público fiel, atraído pela robustez do compacto que também tem baixo custo de manutenção e boa agilidade. Oferecido a partir de R$ 46.650, o carro até que vem bem equipado para um modelo que está na base da linha. Não se engane pelas simples calotas de aro 14, pensando que não vai encontrar nem uma direção assistida. Ela está incluída no pacote básico e com assistência elétrica, mais eficiente e que ajuda a economizar combustível. Há também câmbio manual de seis marchas, com engates fáceis e precisos e relações bem escalonadas.
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Já deu para perceber que o acerto do conjunto mecânico é uma das qualidades do Toyota Etios, mesmo na versão mais simples, né? A direção leve e precisa e o câmbio que funciona sempre bem é apenas o começo do que o hatch da linba 2018 oferece. O que também agrada é a suspensão que consegue absorver as irregularidades do piso sem reclamar e a manter o carro estável nas curvas dentro da proposta de modelo urbano, sem pretensões esportivas. Dá até para passar por lombadas sem correr o risco de raspar o protetor de cárter, ou ouvir batidas secas de amortecedores no fim de curso.
O motor não é nenhum primor da engenharia automotiva, mas garante boa agilidade no dia a dia, com 16 válvulas no cabeçote e variadores de fase na admissão e escape. Rende nada desprezíveis 98 cv e 13,1 kgfm a 4.000 rpm, mas desde as primeiras marcações do contagiros grande parte dessa força já está disponível. Na prática, isso significa que é possível fazer ultrapassagens sem precisar esmagar o acelerador, o que contribui tanto em manter o nível de ruído em patamares civilizados quanto com a economia de combustível. Aliás, com os ajustes na linha 2017 o carro passou a ficar em torno de 10% mais econômico, chegando nos 12,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, com apenas gasolina no tanque, de acordo com os números do Inmetro.
Disfarçando a simplicidade
Então, ao volante do Etios X, você até acaba esquecendo que o desenho da carroceria tem uma simplicidade Indiana, assim como o acabamento interno. Claro que o retoque na grade frontal e no para-choque da frente na linha 2018 não adiantou muito para disfarçar a origem humilde do hatch feito para mercados emergentes. Entretanto, tem seu charme e ficou um pouco mais atual com a leve reestilização. Detalhes como um discreto defletor em cima da tampa do porta-malas também ajudam a esconder as rugas.
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Por dentro, o jeito polêmico do Etios continua com o quadro de instrumentos bem no centro do painel. Em vez de analógico, resolveram torná-lo digital, com tela de TFT. Com isso, a marca procurou dar mais uma pitada de juventude ao hatch. De certa forma, funcionou, já que o mostrador pode ser configurável O indicador de velocidade fica bem grande na parte esquerda, próxima do motorista, assim como o medidor de combustível. Na outra metade está a parte configurável, que pode mostrar o conta-giros, os dados de consumo de combustível ou as opções do sistema. Ficou muito mais fácil ler o painel assim. O ponto negativo na versão de entrada é que, para mudar a informação na tela, é preciso usar os botões logo abaixo do painel, uma distração para o condutor.
O espaço interno é suficiente para levar cinco ocupantes sem muito aperto. E o tamanho do porta-malas de 270 está na média dos principais concorrentes. O que não agrada nem um pouco é a confusa central multimídia, que precisa ser mais fácil e intuitiva de ser usada, bem como a parte de plástico duro do painel, do lado do passageiro. No caso dessa versão mais simples, os revestimentos dos bancos, das laterais das portas e do assoalho do compartimento de bagagem têm simplicidade franciscana.
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Entre prós e contras, o Toyota Etios X 2018 deixa claro que o bom acerto do conjunto é o sua principal qualidade, bem como a robustez e certa agilidade para enfrentar o trânsito do dia a dia, Mas não é um carro para quem liga para as aparências. Daí o fato de ter um público fiel, que não faz questão de um carro que agrada pela parte estética. Não deve receber novidades significativas em breve e não há notícias de que vai sair de linha. Portanto, é uma compra racional e conservadora, mas que não vai decepcionar.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 46.650
Motor: 1.3, quatro cilindros, flex
Potência: 98 cv a 5.600 rpm
Torque: 13,1 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: Manual, seis marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 175/65 R14
Dimensões: 3,78 m (comprimento) / 1,69 m (largura) / 1,51 m (altura), 2,46 m (entre-eixos)
Tanque : 45 litros
Porta-malas: 270 litros
Consumo: 12,6 km/l (cidade) /14,2 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Vel. Max: 170 km/h