Jaguar XE S: versão esportiva do sedã garante desempenho de tirar o fôlego, mas a frente é muito baixa e o preço salgado
Cauê Lira
Jaguar XE S: versão esportiva do sedã garante desempenho de tirar o fôlego, mas a frente é muito baixa e o preço salgado

Este socialite inglês teve todas as aulas de etiqueta, mas basta provocá-lo um pouco para que ele perca a linha. Essa foi a melhor definição que encontrei enquanto estava ao volante deste verdadeiro brinquedo de gente grande, o Jaguar XE S. E depois de uma tarde repleta de estímulos e sensações com o felino, tudo que posso fazer é suspirar pelo montante que a marca inglesa pede por ele: nada menos que R$ 324.260.

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Mas não vá pensando que dirigir um sedã de luxo desses no coração de São Paulo é uma tarefa simples. Ainda mais com o bendito asfalto acidentado. Enquanto deixava o prédio da Jaguar Land Rover, o para-choque raspou no chão. Na hora de subir a rampa do estacionamento em nossa redação, que nem é tão íngreme, outra raspada. Sem falar nas diversas saídas de lombada, onde o sedã cisca a protuberância do asfalto com certa facilidade. E essa queixa não é exclusiva do Brasil, pois alguns donos de Jaguar XE também reclamam da frente baixa na Europa.

Vida difícil, né? Mas você vai acabar relevando quando o Jaguar XE mostrar suas artimanhas de conquista. O acabamento é primoroso, como sempre. São poucos os deslizes quando falamos de um carro premium inglês, mas a marca poderia ter se atentado a alguns detalhes pontuais, como a certa falta de capricho na pintura da parte interna da tampa do porta-malas.

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Como falamos, não passam de detalhes. Ainda mais quando seu pé direito estiver pisando no acelerador e desencadeando a força de 340 cv de potência. Este sedã, de fato, impressiona pela brutalidade do motor 3.0 V6, sobrealimentado, que se mostra capaz de elevar qualquer nível de endorfina em seu organismo. Com conjunto equilibrado e uma direção bem direta, sinto-me à vontade para colocar o felino em modos mais permissivos.

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Tijolada

Interior deixa da sensação que você está em uma das cenas dos filmes de James Bond, de tão sofisticado
Divulgação
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Há uma série de comandos no console central, próximos ao câmbio em formato de disco, que torna  inigualável o interior do Jaguar. Mudo a condução do XE S do modo Eco - que prioriza o consumo de combustível e deixa o felino um pouco mais manso - para o Dynamic Sport, e descubro um sedã muito mais agressivo. A suspensão se enrijece e o gargarejo do motor V6 toma a força de um rugido. Graças ao compressor volumétrico e ao câmbio automático de oito marchas, a aceleração é muito rápida e forte.

De acordo com a Jaguar Land Rover, o XE vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Mas é claro que isso cobra um preço no consumo de 7,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Levando 75% de alumínio em sua composição, o Jaguar XE S consegue ser mais veloz que o rival alemão BMW 335i. Para ser mais preciso, o sedã bávaro leva 0,6 segundos a mais para chegar aos 100 km/h.

Após desbravar parte do que este Jag tem a entregar, tenho mais tempo para reparar em um sedã muito bem montado. Ele traz um visor head-up display projetado no para-brisa. O aspecto mais bacana é como o painel forma uma linha só com as portas, dando uma sensação de que está em um cockpit de uma nave. O acabamento preto e vermelho é de levar o queixo de qualquer entusiasta ao chão. A central multimídia cumpre o seu papel, mas poderia ser bem melhor. O movimento do aplicativo de navegação é brusco e picotado, deixando a visualização  um pouco confusa.

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Chegou a hora de falar das cifras. Quem quiser levar este monstro pra casa terá que desembolsar R$ 324 mil e morar em lugar plano para desfrutar a experiência sem preocupações. O felino mostra a brutalidade de um lutador de vale-tudo, mas também a classe e etiqueta de um gentleman . Está tudo bem, afinal, conhecemos mais pilotos ingleses que lordes.

Ficha Técnica

Preço R$ 324.260
Motor 3.0 V6 supercharged, gasolina
Potência 340 cv a 6.500 rpm
Torque 45,8 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão Automática de oito marchas, tração traseira
Suspensão Double Wishbone (dianteira) / multilink (traseira)
Freios Discos ventilados
Rodas 235/55 R17
Dimensões 4,67 m (comprimento / 1,85 m (largura) / 1,41 m (altura), 2,83 m (entre-eixos)
Tanque 66 litros
Consumo 7,2 km/l (cidade) /10,5 km/l (estrada)

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