Existem carros que ficaram conhecidos por ter tantas peculiaridades que podem se dar ao luxo de parar no tempo. Foi assim com modelos com VW Fusca, Citroën 2CV, Morgan 4/4, entre outros. E por que não incluir o Suzuki Jimny (R$ 69.890) nesta lista? O jipinho vendido há 20 anos no Brasil se mantém praticamente igual desde o lançamento e vai continuar sem mudanças mesmo com a chegada da nova geração, que conviverá com a atual montada em Catalão (GO), de acordo com o que apurou a reportagem de iG Carros.
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Não é à toa que a Suzuki mantém sua receita tradicional, regada a eixo rígido na frentre e trás, um raio de giro surpreendente (de apenas 4.9 metros) e uma valentia para enfrentar obstáculos inversamente proporcional ao tamanho (3,64 m de comprimento por 1,60 m de largura, menor que um VW Gol). É preciso estar preparado para dar um desconto ao espírito nostálgico do Suzuki Jimny, cuja entrada USB do simples aparelho de som foi parar dentro do porta-luvas, numa adaptação aos tempos modernos.
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No asfalto, é preciso ter certa cautela. Logo se nota que ruas e estradas asfaltadas não fazem parte do “habitat natural” do Jimny. A suspensão com eixo rígido é projetada para garantir robustez, mas parece “passarinhar” no pavimento. O câmbio manual de cinco marchas exige certa força nos engates e a alavanca de movimenta o tempo todo, principalmente ao acelerar, outro sinal de que se trata de um carro rústico, à moda antiga, mas que esbanja robustez.
Outro ponto que chama atenção é a área envidraçada. É tanto vidro ao redor que não são raros os modelos que rodam por aí com as janelas bem escurecidas. Por um lado, a visibilidade é boa, mas em dias ensolarados e quentes o ar-condiciionado pode não dar conta do recado. Por outro lado, o motor 1.3, a gasolina, tem duplo comando de válvulas, com variador de fase na admissão. Rende 85 cv e 11,2 kgfm a altos 4.100 rpm, força suficiente para enfrentar subidas íngrimes com ajuda da tração 4x4 com reduzida, acionada por botão no painel.
Como o carro é um utilitário, as relações de marchas são curtas. Dá para pular uma marcha e outra entre as trocas, dependendo da situação no dia a dia, o que é recomendável para tornar a condução um pouco mais confortável e econômica. Mas é bom saber que conforto não é o forte do Jimny. Solavancos são comuns e o interior é bem simples e apertado até para quatro. E não estranhe se bater o coltovelo na porta de vez em quando…
Pé na lama
Em trechos de terra que o Jimny se sente mais à vontade. O bom curso de suspensão, o curto raio de giro e o tamanho compacto facilitam as manobras. A tração 4x4 tem três modos: 4x2 (traseira), 4x4-H e 4x4-L. O modo 4x4-L (L=Low) serve para uso em situações de baixa aderência (lama) ou alto torque (subidas muito íngremes), além de transposição de obstáculos e trechos alagados.
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O funcionamento do sistema 4x4-L se dá utilizando o torque saído da caixa de transmissão e que posteriormente entra na caixa de transferência. Na caixa de transferência o par de engrenagens reduz a velocidade de rotação aumentando o torque de saída que vai para os eixos dianteiro e traseiro, de acordo com a fabricante.
Nem pense em precisar do porta-malas, a menos que seja para levar umas mochilas, ou algo do gênero. São apenas 113 litros de capacidade. E o estepe fica pendurado na tampa traseira, que precisa de um certo espaço para ser aberta, já que se abre para o lado direito, como no Ford EcoSport.
Conclusão
O Suzuki Jimny pode ser considerado um jipinho único. Compacto e valente na terra, com tração 4x4 de verdade, inclusive com reduzida. Mas é preciso abrir mão do conforto, espaço e modernidade. Não tem conconrrente direto no mercado brasileiro, na sua faixa de preço. E está sendo oferecido em oito cores, inclusive as chamativas Laranja Fan e Azul Pacífico.
Ficha Técnica
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Preço: a partir de R$ 68.890
Motor: 1.3, quatro cilindros, gasolina
Potência (cv): 85 a 6.000 rpm
Torque (kgfm): 11,2 a 4.100 rpm
Transmissão: Manual, 5 marchas, tração integral
Suspensão: Eixo rígido (dianteira e traseira)
Freios: Discos sólidos na dianteira e tambor na traseira
Pneus: 205/70 R15
Dimensões: 3,64 m (comprimento) / 1,60 m (largura) / 1,71 m (altura), 2,25 m (entre-eixos)
Tanque : 40 litros
Porta-malas: 113 litros
Consumo: 9,5 km/l (cidade) /10,7 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 15,1 segundos
Vel. Max: 146,4 km/h