Lexus UX 250h tem estilo arrojado com a ampla grade dianteira e os faróis de LED entre os principais destaques
Carlos Guimarães/iG
Lexus UX 250h tem estilo arrojado com a ampla grade dianteira e os faróis de LED entre os principais destaques

Depois de ter passado uma semana com o híbrido Lexus UX 250h fica claro que esse tipo de carro é a solução mais interessante no Brasil entre os modelos ecologicamente corretos. No caso do crossover da marca japonesa (divisão de luxo da Toyota), os atrativos vão além da eficiência energética, como veremos mais adiante, pena que o preço atrapalhe.

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O Lexus UX250 h tem como base o Toyota CH-R, que acabou não vindo para o Brasil, mas com desenho mais arrojado e acabamento de primeira. É vendido em três versões: Dynamic (R$ 173.490), Luxury (R$ 193.990) e Sport (R$ 214.490). A que avaliamos é a intermediária, mas todas contam com o mesmo conjunto mecânico que inclui motor 2.0 de ciclo Atkinson e outro elétrico, chegando numa potência combinada de 181 cv.

Como os dois motores tracionam o mesmo eixo, a potência total não pode ser a soma do que rende cada um (145 cv o a combustão e 107 cv o elétrico, que também tem bons 20,2 kgfm de torque). Ambos funcionam juntos, somando forças, no modo esportivo, quando o quadro de instrumentos se transforma, deixando de priorizar as informações de consumo para focar no desempenho.

Mas é selecionando a opção mais ecológia que o UX 250h se destaca, gastando pouco combustível e quase sem poluir o meio ambiente. Os dados do Inmetro dizem que em trechos urbanos o carro é capaz de fazer 16,7 km/l, com autonomia teórica de 718 quilômetros, levando em conta o tanque de gasolina de 43 litros. Na estrada, passa para 14,7 km/l e 632 para rodar até acabar o combustível. 

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Bom, não? E todos os gráficos que mostram o fluxo de energia e o quanto o carro está consumindo acabam instigando ainda mais a dirigir da maneira mais econômica possível. Pelo computador de bordo, conseguimos um desempenho ainda mais animador, com 16,8 km/l de média, na estrada, com o pé bem leve no acelerador.

 Rodando com o Lexus UX250h

Lexus UX 250h consegue fazer até 14,7 km/l na estrada, de acordo com números do Inmetro
Divulgação
Lexus UX 250h consegue fazer até 14,7 km/l na estrada, de acordo com números do Inmetro


E como roda macio e em silêncio esse Lexus, sem nenhuma vibração. Aliás, o conforto pelo qual a marca é conhecida foi preservada no híbrido UX . Os bancos  revestidos de couro acomodam bem com ajuda de uma técnica japonesa de acolchoamento utilizado na fabricação dos uniformes de artes marciais, conhecida como Sashiko.

O baixo nível de ruído também ajuda a manter o clima confortável, bem como o largo apoio de braço central e ar-condicionado digital com regulagem de meio em meio grau para motorista e passageiro. No centro do painel fica a tela de alta resolução, que exibe informações do sistema multimídia com GPS embutido, ao lado de um relógio analógico com iluminação de LED

Mas tudo é controlado por uma espécie de mouse de computador no console, uma vez que a tela não é sensível ao toque, o que acaba exigindo um tempo para se acostumar com os comandos. Além disso, as entradas USB ficam dentro do porta objetos abaixo do apoio de braço, sem iluminação, o que dificulta o acesso durante a noite. Outro incômodo fica por conta dos sensores do para-choque dianteiro mais sensíveis do que deveriam, obrigando a desigá-los o tempo todo no trânsito congestionado.

Interior com acabamento caprichado tem multimídia com tela de alta resolução e bancos bastante confortáveis
Divulgação
Interior com acabamento caprichado tem multimídia com tela de alta resolução e bancos bastante confortáveis

 Porém, fica por aí o que mais incomodou no carro. Para quem precisa de porta-malas, também pode achar pequeno os 234 litros. Mas com 16 cm de vão livre do solo e as baterias instaladas na parte de baixo do carro, a estabilidade nas curvas é favorecida. Fica até estranho chamar o Lexus UX de SUV. Calçado com rodas de aro 18 montadas em pneus 225/50R, o carro se mostra equilibrado e até consegue absorver as irregularidades do piso em causar solavancos.

O que também agrada é a bem rechada lista de equipamentos .Entre os destaques há tampa do porta-malas motorizada, TV digital, DVD player, bancos dianteiros com regulagens elétricas, teto-solar elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, luzes de leitura de LED acionadas por um leve toque e luzes de esquina, acionadas ao esterçar o volante para os lados, entre outros.

Conclusão

Confortável, econômico, estilo arrojado e acabamento caprichado, o Lexus UX 250h é um carro a ser considerado por quem procura por um híbrido no Brasil. Por ter motor de ciclo Atkinson tem boa durabilidade, mas deixa um pouco de lado o desempenho se a ideia é adotar uma tocada esportiva. 

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A partir de novembro ou dezembro chegará um concorrente de peso: o VW Golf GTE, que terá motor 1.4 turbo e outro elétrico, numa faixa de preço parecida com o do Lexus, mas com um viés mais esportivo. A briga com o Lexus UX250h  vai ser boa.

Ficha técnica 

Lexus UX 250h

Motor: 2.0, quatro cilindros, gasolina e outro elétrico

Potência: 145 cv a 6.000 rpm - (107 cv o elétrico) - combinada de 181 cv

Torque: 18,8 kgfm a  5.200 rpm - (20,2 kgfm o elétrico)

Transmissão:  Automático, do tipo CVT, simula 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidosna traseira

Pneus: 225/50 R18 

Dimensões: 4,50 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,52 m (altura), 2,64 m (entre-eixos)

Tanque : 43 litros

Porta-malas: 234 litros

Consumo: 16,7 km/l (cidade) /14,7 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 8,5 segundos 

Vel. Max: 177 km/h

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