Com apenas três versões disponíveis no Brasil, o VW Up! mantém seu conjunto bem acertado, mas acabou virando um modelo de nicho de mercado levado pelo preço acima do seu rival Fiat Mobi. O Volkswagen parte de R$ 49.590 e o Connect avaliado sai por R$ 54.890, com motor 1.0 turbo, enquanto o hatch da marca italiana pode ser encontrado por apenas R$ 33.490.
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Claro que existe uma diferença de nível de equipamento, estrutura, entre outros aspectos a favor do VW Up! , mas pouca gente no Brasil está disposta a pagar mais de R$ 50 mil em um subcompacto, daí a enorme distância entre o VW e o Fiat no ranking de vendas (o Mobi é o 10° lugar e o Up o 40° conforme a Fenabrave). Sem muita saída nas lojas, o pequeno hatch da marca alemã mostra sinais de que precisa de atualizações.
São itens corriqueiros na maioria dos compactos vendidos no País hoje em dia, mas que não equipam o Up!, como o comando um toque nos vidros elétricos e uma entrada USB com mais fácil acesso do que a que fica escondida atrás da base do suporte para celular no painel. Uma central multimídia também cairia bem no lugar do rádio com a estreita tela colorida.
Mas vai ser difícil você encotrar um carro do tamanho do VW Up! Connect que consiga aliar as questões do desempenho e baixo consumo. São meros 3,68 m de comprimento por 1.64 de largura (ante 3,90 m e 1,66 m de um Gol), medidas de um modelo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em surpreendentes 9,5 segundos e que consome um litro de gasolina a cada 14,3 km na estrada e 16,3 km na cidade, de acordo com dados do Inmetro.
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Andando no VW Up no dia a dia
No dia a dia, o Up se move com desenvoltura, tanto na cidade quanto na estrada, ajudado pelo motor 1.0 turbo, de três cilindros, com injeção direta e variador de fase tanto na admissão quanto no escape, recursos que fazem render 105 cv e bons 16,8 kgfm de torque a meros 1.500 rpm. Basta o ponteiro do contagiros chegar próximo dos 2.000 rpm para o carrinho ganhar fôlego.
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As trocas sempre fáceis e precisas do câmbio manual de cinco marchas também ajudam, bem como a direção leve e que transmite segurança. Outro ponto que contribui com o elogiável comportamento dinâmico do Up! Connect é a solidez da carroceria.
Porém, a suspensão é um pouco mais firme que a média do segmento, o que acaba causando alguns solavancos em piso irregular. Em contrapartida, o carro vai bem nas curvas, embora não tenha controle eletrônico de estabilidade, apenas de tração.
Pelo o que custa, o Up! tem acabamento simples. As novidades mais recentes que recebeu foram volante multifuncional de três raios, cluster com mostradores maiores e o rádio com tela colorida. O que também não ajuda o subcompacto é o entre-eixos de apenas 2,42 metros, embora tenha sido alongado em relação ao modelo europeu.
O porta-malas de 285 litros não é tão pequeno porque é fundo, mas falta largura. E não existe mais o mesmo capricho de algumas versões que ficaram pelo caminho, como a Pepper, que vinha com volante revestido de couro, o mesmo do VW Golf. O que sobrou de um pouco mais vistoso foi um conjunto ce rodas de liga-leve com pneus 185/60R 15, detalhes pintados de preto brilhante e um filete vermelho na grade dianteira.
Conclusão
Com o mesmo conjunto bem acertado de sempre, o VW Up! se tornou um carro de nicho de mercado no Brasil apelo preço bem acima do principal concorrente, o Fiat Mobi , que adotou uma pegada mais simples. Apesar de conseguir conciliar bom desempenho com baixo consumo, ainda falta apelo ao pequeno modelo da Volkswagen no mercado.
Ficha técnica
Preço: R$ 54.840
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 105 cv (E)/ 101 (G) a 5.500 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)
Pneus: 185/60 R16
Porta-malas: 285 litros
Dimensões: 3,69 metros (comprimento), 1,64 m (largura), 1,50 m (altura), 2,42 m (entre-eixos)
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Vel. Máx: 183 km/h
Consumo: 14,3 km/l (cidade), 16,3 km/l (estrada), com gasolina
Autonomia: 715 km (cidade), 815 km (estrada)