
Com apenas três versões disponíveis no Brasil, o VW Up! mantém seu conjunto bem acertado, mas acabou virando um modelo de nicho de mercado levado pelo preço acima do seu rival Fiat Mobi. O Volkswagen parte de R$ 49.590 e o Connect avaliado sai por R$ 54.890, com motor 1.0 turbo, enquanto o hatch da marca italiana pode ser encontrado por apenas R$ 33.490.
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Claro que existe uma diferença de nível de equipamento, estrutura, entre outros aspectos a favor do VW Up! , mas pouca gente no Brasil está disposta a pagar mais de R$ 50 mil em um subcompacto, daí a enorme distância entre o VW e o Fiat no ranking de vendas (o Mobi é o 10° lugar e o Up o 40° conforme a Fenabrave). Sem muita saída nas lojas, o pequeno hatch da marca alemã mostra sinais de que precisa de atualizações.
São itens corriqueiros na maioria dos compactos vendidos no País hoje em dia, mas que não equipam o Up!, como o comando um toque nos vidros elétricos e uma entrada USB com mais fácil acesso do que a que fica escondida atrás da base do suporte para celular no painel. Uma central multimídia também cairia bem no lugar do rádio com a estreita tela colorida.
Mas vai ser difícil você encotrar um carro do tamanho do VW Up! Connect que consiga aliar as questões do desempenho e baixo consumo. São meros 3,68 m de comprimento por 1.64 de largura (ante 3,90 m e 1,66 m de um Gol), medidas de um modelo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em surpreendentes 9,5 segundos e que consome um litro de gasolina a cada 14,3 km na estrada e 16,3 km na cidade, de acordo com dados do Inmetro.
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Andando no VW Up no dia a dia

No dia a dia, o Up se move com desenvoltura, tanto na cidade quanto na estrada, ajudado pelo motor 1.0 turbo, de três cilindros, com injeção direta e variador de fase tanto na admissão quanto no escape, recursos que fazem render 105 cv e bons 16,8 kgfm de torque a meros 1.500 rpm. Basta o ponteiro do contagiros chegar próximo dos 2.000 rpm para o carrinho ganhar fôlego.
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As trocas sempre fáceis e precisas do câmbio manual de cinco marchas também ajudam, bem como a direção leve e que transmite segurança. Outro ponto que contribui com o elogiável comportamento dinâmico do Up! Connect é a solidez da carroceria.
Porém, a suspensão é um pouco mais firme que a média do segmento, o que acaba causando alguns solavancos em piso irregular. Em contrapartida, o carro vai bem nas curvas, embora não tenha controle eletrônico de estabilidade, apenas de tração.

VW Up! Connect vem com certo apelo esportivo pela tampa traseira pintada de preto brilhante com lanternas escurecidas
Pelo o que custa, o Up! tem acabamento simples. As novidades mais recentes que recebeu foram volante multifuncional de três raios, cluster com mostradores maiores e o rádio com tela colorida. O que também não ajuda o subcompacto é o entre-eixos de apenas 2,42 metros, embora tenha sido alongado em relação ao modelo europeu.
O porta-malas de 285 litros não é tão pequeno porque é fundo, mas falta largura. E não existe mais o mesmo capricho de algumas versões que ficaram pelo caminho, como a Pepper, que vinha com volante revestido de couro, o mesmo do VW Golf. O que sobrou de um pouco mais vistoso foi um conjunto ce rodas de liga-leve com pneus 185/60R 15, detalhes pintados de preto brilhante e um filete vermelho na grade dianteira.
Conclusão
Com o mesmo conjunto bem acertado de sempre, o VW Up! se tornou um carro de nicho de mercado no Brasil apelo preço bem acima do principal concorrente, o Fiat Mobi , que adotou uma pegada mais simples. Apesar de conseguir conciliar bom desempenho com baixo consumo, ainda falta apelo ao pequeno modelo da Volkswagen no mercado.
Ficha técnica
Preço: R$ 54.840
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 105 cv (E)/ 101 (G) a 5.500 rpm
Torque: 16,8 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)
Pneus: 185/60 R16
Porta-malas: 285 litros
Dimensões: 3,69 metros (comprimento), 1,64 m (largura), 1,50 m (altura), 2,42 m (entre-eixos)
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Vel. Máx: 183 km/h
Consumo: 14,3 km/l (cidade), 16,3 km/l (estrada), com gasolina
Autonomia: 715 km (cidade), 815 km (estrada)