Renault Sandero Zen 1.0: um hatch compacto discreto até nas mudanças
Por Carlos Guimarães
03/12/2019 18:20:16Linha 2020 com motor 1.0, de três cilindros, muda pouco, mas continua sendo opção interessante do segmento de modelos de baixa cilindrada
No terreno dos hatches 1.0 hoje em dia já é comum encontrar modelos que passam dos R$ 50 mil mesmo com calotas de plástico no lugar de rodas de liga-leve. É uma triste realidade, mas entre as opções disponíveis, o Renault Sandero da linha 2020 ainda se mantém como uma boa escolha.
LEIA MAIS: Novo Sandero automático enfrenta os rivais Gol e Onix. Qual vence?
É verdade que esperávamos mais novidades no Renault Sandero 2020, mesmo na simples versão Zen 1.0 (R$ 50.690), que entre as principais diferenças em relação à básica Life (R$ 47.990) tem apenas itens como central multimídia (com os principais comandos do som na coluna de direção) e o computador de bordo que informa autonomia, entre outras informações.
Na comparação com a linha 2019 do Renault Sandero, a nova tem os faróis com luz diurna de LED nas bordas e nova lanternas traseiras que ficaram maiores e passaram a invadir a área da tampa do porta-malas. Além disso, por dentro, o volante ganhou novo desenho, mas poderiam ter caprichado um pouco mais no acabamento, cujo nível está praticamente igual.
O que não dá para negar é que o carro continua sendo um dos mais econômicos e espaçosos do segmento. De acordo com o Inmetro, o Sandero 1.0 faz 9,5 km/l de etanol na cidade, o que dá uma autonomia de 475 quilômetros. Se trocar para gasolina, são nada menos que 14,2 km/l e 710 km para andar o tanque de 50 litros ser esgotado.
LEIA MAIS: Hyundai HB20 1.0 Diamond Plus faz jogo rápido contra Fiat Argo 1.8 Precision
Bom também é que o motor 1.0 SCe tem fôlego considerável se for levado em conta a baixa cilindrada. São 82 cv e 10,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, sendo que 90% disso já está disponível a 2.000 rpm, de acordo com fabricante, com com ajuda dos variadores de fase dos comandos. Ainda conforme a Renault, o carro faz de 80 a 120 km/h em 14,1 segundos e de 0 a 100 km/h em 13 s, sempre com etanol.
Ponto positivo também para a direção com assistência eletro-hidráulica, leve na hora de estacionar e com o peso correto conforme vai aumentando a velocidade. O que também agrada no hatch compacto é é a utilização de corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca e garante baixo custo de manutenção.
Cinco ocupantes viajam sem aperto e conseguem acomodar suas respectivas bagagens no porta-malas de 320 litros, volume um pouco acima da média dos principais rivais, que ficam na faixa dos 280 litros. Portanto, o Sandero com motor 1.0 continua espaçoso, simples, além de garatir bom desempenho e economia de combustível.
Com rodas de aço montadas em pneus 185/65 R 15 e suspensão que absorve bem as irregularidades do piso, o Sandero 1.0 é valente no dia a dia na cidade, mesmo com piso mal conservado. Mas não espere muita disposição para fazer curvas, mesmo porque, o carro não conta com controle eletrônico de estabilidade, item que passou a estar disponível apenas nas versões 1.6, com câmbio automático CVT.
LEIA MAIS: Ford Ka SE 1.0: básico, renovado e bem acertado
Conclusão
Se precisa de um carro econômico, com preço relativamente baixo e com bom espaço para um compacto, o Renault Sandero 1.0 tem que ser considerado entre as opções de compra. E na nossa avaliação, vale escolher pela versão Zen 1.0, um pouco mais equipada de fábrica, embora tenham faltado os comandos elétricos dos espelhos retrovisores e dos vidros traseiros no pacote, itens que poderiam estar incluídos.
Ficha técnica
Preço: a partir de R$ 47.990 (Life)
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 82 cv a 6.300 rpm
Torque: 10,5 kgfm a 3.500 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira e traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: 4,06 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,53 m (altura), 2,59 m (entre-eixos)
Tanque : 50 litros
Porta-malas: 320 litros
Consumo: 14,1 km/l (cidade) /14,2 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 13 segundos
Vel. Max: 163 km/h