O Ford Ka 2019 fica mais atraente para o compacto continuar na briga pelos primeiros lugares do ranking de vendas. No caso das versões com motor 1.0, de três cilindros, as mudanças são mais discretas. O carro passou a ter apenas novos para-choques com novos detalhes, faróis com lentes escurecidas e calotas reestilizadas entre as principais novidades no visual.
LEIA MAIS: Demos uma volta no Ford Ka Sedan com novo motor 1.5 e câmbio automático
Por dentro, o destaque fica por conta da central multimídia Sync 3, com tela sensível ao toque, que agora está disponível a partir da versão SE Plus 1.0 (R$ 48.490). No caso da unidade avaliada SE (R$ 45.990), existe apenas um sistema de som convencional, com uma entrada USB e conexão via Bluetooth. Tudo simples, mas fácil de ser acionado e bem localizado. O principal ponto forte do Ford Ka 2019 é o acerto do conjunto e a economia de combustível como veremos mais adiante.
Não resta dúvida de que os preços dos compactos mais simples que existem hoje em dia espantam. Pagar mais de R$ 45 mil por um carro básico assusta. Mas, entre as opções que temos hoje em dia o Ford Ka é um dos mais bem acertados pelo o que notamos. As qualidades do carro já começam pela posição de dirigir. O banco do motorista já vem com regulagem de altura e o volante fica bem posicionado, assim como os principais comandos. Ninguém se confunde.
Valente no dia a dia
Depois de dar a partida o conjunto mecânico começa a mostrar seu valor. O motor 1.0, de três cilindros, rende 85 cv e bons 10,7 kgfm de torque a 3.500 rpm, o que garante uma agilidade um pouco acima da média entre os hatches compactos de baixa cilindrada. Entre outros recursos, o eficiente 1.0 tem duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escape e trabalha com taxa de compressão relativamente alta, de 12:1, itens que ajudam no rendimento e na economia de combustível.
Como parte das qualidades mecânicas do Ka 1.0 também está incluído o câmbio manual, de cinco marchas. Primeiro porque as relações são bem escalonadas, o que contribui não apenas com o desempenho, mas também com o baixo consumo. De acordo com números do Inmetro, o carro é capaz de fazer 13,5 km/l de gasolina na cidade e 15,7 km/l na estrada, números que passam para 9,2 km/l e 10,8 km/l, com etanol, respectivemente.
LEIA MAIS: Ford lança Ka 2019 com várias mudanças. Veja lista de preços e equipamentos
Some-se a isso os engates sempre fáceis e precisos e a uma direção com assistência elétrica que consegue ser leve nas manobras e transmitir segurança em velocidade mais altas, ganhando o peso certo. Na hora de frear também você vai ficar satisfeito com respostas rápidas. E pode ficar tranquilo nas curvas. Na versão SE 1.0, o carro tem pneus 175/65R 14 e uma suspensão bem acertada.
No dia a dia, outro ponto positivo fica por conta da capacidade da suspensão absorver as irregularidades do piso. Com isso, fica um pouco mais fácil de enfrentar o piso mal conservado da maior parte das nossas ruas. Para completar, a visibilidade é bem adequada e o nível de ruído não incomoda, prova de que tiveram certo cuidado com a questão do isolamento acústico.
O que também agrada no Ka não é apenas a ergonomia, mas também os porta-objetos. É possível guardar o celular sem correr o risco de ver o aparelho cambaleando nas curvas ou nas frenagens, já que existe uma espécie de prateleira emborrachada no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado. Bom também é que a entrada USB fica próxima e torna possível conectar um cabo para carregar o aparelho com facilidade.
LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle encara linha 2019 de Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X
Conclusão
Agora com novidades, o Ford Ka 2019 passa a ter mais apelo diante de rivais como Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e companhia. Em julho, de acordo com o balanço mensal da Fenabrave (Federacão dos Distribuidores de Veículos), o modelo da Ford ficou em segundo lugar no segmento, com 9.558 unidades, ante 16.856 do Onix. Com as mudanças no Ka, o carro deverá se aproximar ainda mais do rival.
Entre os compactos 1.0 mais em conta, o Ford Ka 2019 está um passo à frente, pelo menos por enquanto. Entre 2019 e 2020 vão chegar as novas gerações de HB20 e Onix. Além disso, existem chances da Nissan lançar o novo March e a Volkswagen prepara o novo Gol. O ponto negativo do Ford é que agora nenhuma versão 1.0 pode ser equipada com controle eletrônico de estabilidade, como era possível anteriormente na versão topo de linha SEL.
Você viu?
Ficha técnica
Preço: R$ 45.990 (SE 1.0 MT)
Motor: 1.0, três cilindros, flex
Potência: 85 cv (E) / 80 cv (G) a 6.500 rpm
Torque: 10,7 kgfm (E) / 10,2 kgfm (G) a 3.500 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Independente, eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 175/65 R14
Dimensões: 3,94 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,52 m (altura), 2,49 m (entre-eixos)
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 257 litros
Consumo gasolina: 13,4 km/l (cidade) / 15,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 14,8 segundos
Velocidade máxima: 166 km/h