Apesar da pandemia causada pelo novo coronavírus, a JAC foi resiliente ao longo de 2020. A marca chinesa controlada no Brasil pelo Grupo SHC investiu em novos recursos, como vendas em domicílio, frotas corporativas e carros elétricos, para impulsionar os emplacamentos em um período complicado para toda a indústria.
Quase todos os SUVs da marca – com exceção do grandalhão T80
– contam com versões elétricas e térmicas. É dessa forma que a JAC, que teve 50% de suas operações compradas pelo Grupo Volkswagen na China em 2020, irá se posicionar ao longo da década; apostando na modernização de seus veículos.
Um dos produtos mais importantes para a JAC no Brasil é o T40 CVT Plus , o primeiro SUV compacto lançado em 2017. Em sua linha 2021, o modelo ganhou novos para-choques, grade do radiador, rodas de liga leve e antena no estilo barbatana de tubarão – alterações bem tímidas se compararmos com os irmãos T50 e T60.
O que mudou?
Talvez um rosto mais ousado – no mesmo estilo do T60 , com faróis estreitos – fizesse o SUV se destacar ainda mais no trânsito. Mas ainda com o “facelift” básico que foge da identidade visual dos outros utilitários, o T40 continua sendo um modelo bem harmonioso, ao gosto do brasileiro.
O modelo aposta em faróis dianteiros com acabamento fumê, grade frontal em formato de trapézio com detalhes pretos e rodas com visual mais esportivo. Particularmente, considero que o T40 ficou mais agradável e minimalista por ter abandonado aquele “escudo” cromado que ficava na grade, mas as rodas do modelo anterior eram mais interessantes.
Por dentro, as mudanças são mais generosas onde realmente importavam. A JAC manteve o bom acabamento do painel, com regiões estofadas e costuras vermelhas e o volante multifuncional. Os bancos de couro são opcionais, em um pacote que também inclui câmera de ré.
A central multimídia – com uma grande tela de 10 polegadas – foi atualizada, ganhando sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Dessa forma, o motorista poderá reproduzir aplicativos como Google Maps e Spotify. O SUV compacto também ganhou teto solar como equipamento de série na linha 2021.
Com 4,13 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,56 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos, o T40 Plus pode levar quatro adultos e uma criança com total conforto. Um quinto ocupante adulto ficaria apertado no meio do assento traseiro, ainda que o espaço para os joelhos seja adequado. No porta-malas, há capacidade para 450 litros.
Você viu?
O JAC T40 peca por ter apenas dois airbags, mas o pacote de segurança é bem generoso. O SUV conta com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Impressões ao volante
O JAC T40 mantém o motor 1.6 aspirado a gasolina que desenvolve 138 cv e 17,1 kgfm de torque a 4.000 rpm. O câmbio automático do tipo CVT simula seis marchas, garantindo trocas suaves para lidar com o trânsito do dia a dia.
Apesar dos números serem adequados para lidar com o SUV de 1.220 kg, o T40 poderia ser mais ágil aos comandos do motorista no acelerador. Como o torque máximo de 17,1 kgfm é entregue apenas em 4.000 rotações, o compacto precisa de muito esforço para executar tarefas básicas, como enfrentar uma subida.
Em um cenário cheio de rivais com motores turbo, o T40 fica devendo no desempenho. Segundo a fabricante, o modelo CVT pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos.
O desempenho é uma linha tênue para qualquer time de engenharia. Por mais que o conjunto mecânico tenha capacidade para entregar mais potência e torque, o modelo poderia ficar gastão. Neste caso, a JAC preferiu abdicar o desempenho para garantir maior economia de combustível.
Segundo o Inmetro, o T40 pode aferir bons 11,6 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, sempre com gasolina. Durante nosso trajeto com o SUV compacto, os melhores números que obtivemos foram de 11,2 km/l na cidade, segundo o computador de bordo, com trânsito intenso.
A suspensão do T40 – independente na dianteira e eixo de torção na traseira – foi calibrada para garantir conforto nas ruas esburacadas das grandes cidades brasileiras, mas acaba pecando na rigidez em curvas mais rápidas.
Conclusão
Disponível em cinco cores, o JAC T40 parte de R$ 79.990 na versão Plus manual e R$ 88.990 na versão Plus CVT. Com o pacote opcional de R$ 3 mil que acrescenta bancos revestidos de couro com costuras vermelhas e câmera de ré, os preços sobem para R$ 82.990 e R$ 91.990, respectivamente.
Se você tem mais de R$ 90 mil para gastar, talvez seja melhor pular para o T50 Plus , que parte de R$ 101.990 e comporta melhor uma família com filhos adolescentes.
Ficha técnica
Preço: R$ 79.990
Motor: 1.6, quatro cilindros, gasolina
Potência: 138 cv a 4.000 rpm
Torque: 17,1 kgfm a 4.00 rpm
Transmissão: CVT, simulando seis marchas
Suspensão: independente, McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilados (dianteira), disco sólido (traseira)
Porta-malas: 450 litros
Dimensões: 4,13 m (comprimento) 1,75 (largura), 1,56 (altura) 2,49 (entre-eixos)
Consumo: 11,6 km/l (cidade), 12,1 km/l (estrada)