Você não poderá comprar nada mais luxuoso em nenhuma das duas marcas: JAC e Peugeot. Do lado direito do ringue, temos o Peugeot 5008, que foi lançado ainda no ano passado para aumentar as vendas na categoria dos SUVs de sete lugares. À esquerda, o novato JAC T80 quer provar que carros chineses podem fazer páreo duro aos rivais europeus e japoneses. Colocamos as pratas da casa lado a lado para mais um comparativo, talvez um dos mais acirrados.
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Nem parece que, entre eles, há um abismo que excede os R$ 17 mil. O modelo francês parte de R$ 157.490, chegando aos massivos R$ 174.990 na versão mais bem equiopada, a Griffe Pack. O JAC T80 , por sua vez, parte de R$ 139.990 e conta com apenas um pacote opcional que acrescenta sistema de som premium e teto solar panorâmico por mais R$ 6 mil.
Além do preço, os SUVs também possuem propostas bem diferentes - ainda que estejam na mesma categoria. Mas poderíamos começar falando sobre os atributos que ambos compartilham. Por exemplo, tanto no T80 quanto no 5008, você encontrará painel e portas revestidos em material macio, inclusive na traseira.
O modelo francês abusa de um visual mais expressionista, com botões que imitam as teclas de um piano. Com estilo mais convencional, a JAC optou por quatro saídas de ar e um console que leva os botões climáticos e de mídia.
No JAC T80 o que não falta é espaço
É mais fácil de entender o JAC, uma vez que todos os comandos estão à disposição do motorista. Como os controles climáticos do Peugeot 5008 estão integrados ao sistema multimídia, a situação acaba ficando mais complicada. Mas devo dizer que prefiro as linhas harmoniosas e artísticas do francês, que ainda conta com o carregador de celular por indução. O popular cockpit digital também está disponível em ambos os modelos, ainda que o 5008 tenha mais opções de customização.
Bancos dianteiros elétricos com ajuste de lombar para o motorista também marcam presença nos SUVs
. A posição de dirigir vai depender do gosto do cliente, pois o 5008 aposta em um ponto H (que determina a altura da base do assento) mais baixo e esportivo. Além disso, o volante multifuncional achatado é pequeno, fazendo com que o motorista observe o painel de instrumentos por cima.
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Apesar de ser mais alto, o T80 não deixa de ter uma boa posição de dirigir. Só fica devendo o ajuste de profundidade para o volante multifuncional. Por incrível que pareça, este item tão simples ainda é raro nos carros chineses - ausente em modelos de Lifan e Chery. Como tenho os braços longos, precisei ajustar o banco para trás, roubando espaço para os ocupantes.
Isso não foi um problema. Por conta do entre-eixos de 2,75 metros, todos se acomodam bem no T80. Ambos são capazes de levar quatro adultos e uma criança com conforto, contando com saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro. Para viagens mais carregadas, é possível rebater uma parte da segunda fileira e garantir mais espaço para a bagagem.
O T80 ganha quando falamos do espaço no porta-malas, com 500 litros ante 450 litros do 5008 (com a terceira fileira rebatida). Fato interessante é que tinha uma viagem para o litoral marcada no penúltimo fim de semana, onde alguns amigos deveriam passar na minha casa para pegar toda a bagagem.
Assim que cheguei com o T80 e comecei a enchê-lo, ficou claro que havia sobra de espaço. Com um assento da segunda fileira de bancos rebatido e o piso plano, deu para colocar os recursos de um fim de semana inteiro - para catorze pessoas - no SUV da JAC.
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O Peugeot 5008 é um pouco mais estreito que o T80, com 1,84 metros ante 1,90 m do modelo chinês. Isso reflete não apenas em um espaço menor para o porta-malas, como também na constante colisão de ombros entre os ocupantes do banco traseiro quando o carro está cheio.
Outro ponto em que os projetos se assemelham é no conjunto mecânico. Ambos contam com motores turbinados de quatro cilindros, sendo que o Peugeot 5008 traz o conhecido 1.6 THP de 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, enquanto o JAC T80 utiliza um 2.0 de 210 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.
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Enquanto a força total do Peugeot é entregue aos 1.400 rpm, o JAC precisa chega aos 1.800 rpm. Também é preciso considerar que o câmbio do modelo chinês é automatizado de dupla embreagem - que apesar de se comportar bem no meio urbano, não possui um entendimento tão claro dos comandos do pedal do acelerador. Com caixa automática, de seis marchas, o Peugeot não tarda em reduzir as marchas em retomadas e subidas.
O bom gerenciamento de câmbio faz com que o Peugeot 5008 seja mais elástico na cidade, ainda que tenha 6 kgfm a menos de torque. Além disso, o acerto de suspensão também é um ponto a favor do modelo francês, sendo mais rígido e estável que o JAC T80. Para quem costuma pegar trajetos mais sinuosos em estradas, é um prato cheio. Sobre o chinês, é melhor que não abusar muito nas curvas.
Ao fim dessa briga acirrada, fica muito difícil oferecer a vitória ao Peugeot 5008. Por mais que o modelo francês tenha ótimos atributos e seja muito estiloso, o JAC T80 chega a custar R$ 17 mil a menos, entregando mais potência e espaço e com pacote bem recheado de equipamentos.
Ficha técnica
JAC T80 2.0 turbo
Preço: a partir de R$ 139.990
Motor: 2.0, turbo, flex
Potência: 210 cv a 5.000 rpm
Torque: 30,6 kgfm a 1.800 rpm
Transmissão: automatizado de 6 marchas
Você viu?
Suspensão: independente (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: disco ventilados (dianteira), disco sólido (traseira)
Pneus: 235/60, aro 18
Dimensões: 4,79 m (comprimento), 1,90 m (largura), 1,76 (altura), 2,75 (entre-eixos)
Tanque: 64 litros
Porta-malas: 500 litros
Consumo: 6 km/l na cidade e 1- km/l na estrada
0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Vel.max: 217 km/h
Peugeot 5008
Preço: R$ 157.490
Motor: 1.6, turbo, gasolina
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: automática de 6 velocidades
Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilados (dianteira e traseira)
Pneus: 235-50, aro 19
Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,91 m (largura), 1,63 (altura), 2,84 (entre-eixos)
Tanque: 53 litros
Porta-malas: 780 litros
Consumo: 9,4 km/l na cidade, 9,6 km/l na estrada
0 a 100 km/h: 10,5 segundos