Fiat Toro 2022: principais mudanças estão na frente, com nova grade, lanternas e faróis retocados e o capô com novo vinco
Carlos Guimarães/iG
Fiat Toro 2022: principais mudanças estão na frente, com nova grade, lanternas e faróis retocados e o capô com novo vinco



Se a Fiat Toro pudesse falar, diria aos novos rivais: "podem vir quentes que estou fervendo". Os futuros concorrentes devem começar a chegar a partir do início do ano que vem, mas terão trabalho para encarar a campeã de vendas no segmento.

Com os retoques no desenho, motor 1.3 turboflex, central multimídia com internet a bordo, entre outras mudanças, a briga vai ser boa com Ford Maverick , a nova picape da GM que entrará no lugar da Montana e, talvez, a VW Tarok .

Imagino que não deve ter sido fácil adotar mudanças em um projeto tão vencedor quanto o da Toro . Mas acertaram em cheio. Já começa com a frente com o novo logo da Fiat , faróis e lanternas que funcionam apenas com LED e capô com um vinco profundo bem no centro, o que condiz com a ideia de robustez e força da picape, que ficou mais potente.

A unidade avaliada, na versão topo de linha Volcano ( a partir de R$ 144.990) também chama atenção por detalhes como as rodas de aro 18 com acabamento diamantado e o teto-solar.

Na traseira, a única mudança é o logo que identifica o novo e esperado motor 1.3 turbo flex , que entra no lugar do já antiquado 1.8 E.torQ, com ganhos substanciais de desempenho e alguma redução no consumo. Além disso, também ficou claro que a picape ficou mais confortável, bem silenciosa e sem vibrações, mesmo pisando mais fundo no acelerador.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da própria fabricante, a Toro 1.8 acelera de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos a pode atingir 179 km/h, ante 11 s e 197 km/h da 1.3 turbo , respectivamente.

Na prática, o que se nota é um carro com funcionamento bem mais suave e ágil desde as primeiras marcações do contagiros mesmo com relações longas do câmbio automático de seis marchas , que mantém um pouco mais de 2.000 rpm a 100 km/h, em sexta, na estrada. Rodando na cidade, basta encostar o pé no pedal da direita de leve para respostas sempre rápidas

O 1.3 turbo flex feito em Betim (MG) é um dos mais modernos em produção no Brasil hoje em dia. Tem variador de fase na admissão e escape, injeção direta de combustível e sobrealimentação, com potência específica de bons 138,8 cv/litro. Em números absolutos, são 185 cv com apenas etanol no tanque e nada desprezíveis 27,6 kgfm de torque a meros 1.750 rpm, daí as respostas ágeis logo cedo.

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Interior com cluster digital e configurável, novos comandos e central multimídia com tela vertcal, de 10,1 polegadas
Divulgação
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Quanto ao consumo, o Inmetro diz que a nova Toro faz 6,6 km/l com etanol na cidade e 7,9 km/l na estrada, números que passam para 9,7 km/l e 10,7 km/l com gasolina, respectivamente. A diferença em relação a picape com motor 1.8 é pequena. A principal vantagem é com etanol , na cidade, quando a nova versão 1.3 turbinada se mostra 2,1% mais econômica, ainda tomando como base os dados do Inmetro.

Afora as questões de consumo e desempenho, a Fiat Toro Volcano 2022 ficou mais tecnológica. O quadro de instrumentos passa a ser digital e configurável em todas as versões. Bom também é que a central multimídia tem acesso à internet a bordo, via conexão 4G , com chip da TIM, mas é preciso que o celular seja compatível com o sistema.

Geralmente, todos os iPhone e os Android mais sofisticados, como os Samsung da linha S. Outro destaque fica por conta do aplicativo que pode controlar diversas funções do carro , como dar a partida e ligar os faróis, além de monitorar o combustível do tanque e tudo o que precisar saber sobre manutenção.

A Fiat também providenciou uma central de atendimento com serviço de concierge e que ajuda em situações de emergência enviando socorro para o local de um possível acidente ou outro tipo de ocorrência, seguindo o modelo adotado pela GM com o OnStar. Se os airbags forem acionados, o sistema que envia ajuda é acionado automaticamente.

Porém, entre as mudanças, apesar do raio de giro ter melhorado em cerca de 5%, a picape Toro ainda exige alguma paciência para ser manobrada em espaços apertados.

Por outro lado, a suspensão está bem acertada , ajudando a transmitor segurança nas curvas e a absorver as irregularidades do piso. De quebra, há novos dispositivos de segurança , como alerta de frenagem de emergência e monitoramento de mudança indevida de faixa, com discreta atuação no volante para correção.

Conclusão

As novidades na linha 2022 da Fiat Toro Volcano foram certeiras. O carro está bem preparado para enfrentar os futuros rivais que vão começar a chegar a partir do início do ano que vem, mesmo com mais de um ano de espera. A picape continua estilosa e ficou mais ágil, eficiente e atualizada quando o assunto é tecnologia e conectividade.

Ficha Técnica

Motor: 1.3, 16V, quatro cilindros em linha,  turboflex

Potência:  185 cv (E) / 180 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automática, de seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira)/ Independente, multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus: 225/65 R17

Dimensões: 4,91 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,68 m (altura), 2,99 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Caçamba: 820 litros

Consumo : 6,6 km/l (cidade) e 7,0 km/l (estrada) com etanol e 9,7 km/l e 10,7 km/l com gasolina, respectivamente



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