VW Taos Highline: um dos principais destaques fica por conta dos faróis de LED e do filete iluminado da grade frontal
Carlos Guimarães
VW Taos Highline: um dos principais destaques fica por conta dos faróis de LED e do filete iluminado da grade frontal

Demorou, mas a Volkswagen decidiu entrar no pareo duro entre os SUVs médios, segmento que virou a menina dos olhos das fabricantes em tempos em que a margem de lucro se tornou ainda mais importante para enfrentar a forte crise econômica, mudanças para eletrificação, falta de insumos que afetam a produção, entre outros fatores.

Vindo da Argentina, o VW Taos chega com a difícil missão de enfrentar rivais de peso e com muito mais tradição entre os SUVs médios. O principal deles é o Jeep Compass (R$ 210.260 na versão S270T), líder disparado de vendas no terreno de SUVs médios, com 39.220 unidades entre janeiro e julho, conforme o ranking da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), ante 15.379 do segundo colocado, o Toyota Corolla Cross (R$ 162.690, o XRE 2.0 flex).

Na versão Highline, o VW Taos (R$ 182.385) vem com um pacote interessante de itens de série que inclui ar-condicionado digital bizone, carregador de celular por indução, detectores de ponto cego e de pedestre, faróis com lâmpadas de LED e que iluminam conforme o trajeto percorrido e central multimídia VW Play com tela de alta resolução, mas embora tenha pareamento sem fio ainda não vêm com internet nativa, como no Compass.

E isso não é apenas um indício de que o Jeep topo de linha, com motor turboflex, pode vir com equipamentos ainda mais sofisticados que o VW. De fato, se você faz questão do máximo de comodidade e sofisticação, vai encontar apenas no Compass S itens como partida remota, controle de diversas funções do carro por aplicativo de celular, tampa do porta-malas motorizada, GPS com informação do trânsito em tempo real, entre outros.

Mas, diante dos concorrentes, o VW Taos tem o espaço interno como aliado, tanto para os ocupantes quanto para suas respectivas bagagens. A distância entre-eixos de 2,68 metros é um pouco maior que a do Jeep e do Toyota (2,64 m em ambos). Significativa mesmo é a diferença de volume no porta-malas do VW, de 498 litros, ante 440 l do Corolla Cross e 410 do Compass.

Acelerando no dia a dia

VW Taos tem boa relação peso/torque ajuda na agilidade do carro, que acelera de a 0 a 100 km/h em 9,3 segundos
Divulgação
VW Taos tem boa relação peso/torque ajuda na agilidade do carro, que acelera de a 0 a 100 km/h em 9,3 segundos


Ao acelerar, o VW Taos se mostra bem acertado, com boa relação peso/torque de 55 kg/kgfm (ante 57,8 kg/kgfm do Jeep e 66,4 kg/kgfm do Toyota) e uma combinação entre altura e vão livre do solo que fica um meio termo e acaba sendo o ideal para um SUV médio da sua categoria.

Isso porque, com 18,5cm de distância do chão (ante baixos 16,1 cm do Corolla Cross e nada desprezíveis 20 cm do Compass) o VW consegue ter boa estabilidade nas curvas e, ao mesmo tempo, enfrentar obstáculos leves pelo caminho, como valetas, lombadas e alguns buracos em piso de terra.

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O motor 1.4 turboflex é bem conhecido e se destaca pela boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. São 25,5 kgfm a meros 1.500 rpm, ante 21,4 kgfm a altos 4.400 rpm do Toyota e 27,5 kgfm a 1.750 rpm do Jeep. O câmbio de seis marchas funciona bem, assim como o do Compass, mas é diferente do CVT do Corolla Cross , que simula 10 marchas e não tem trancos entre as trocas.

Quanto ao consumo, o Corolla Cross é o campeão de economia em qualquer situação, se forem levados em conta os dados do Inmetro, com o VW Taos equivalente a Jeep Compass na cidade e um pouco mais econômico na estrada. Com gasolina, o Toyota faz 11,5 km/l em trecho urbano conta 10,2 km/l do VW e do Jeep. Em rodovia, os números passam para 12,8 km/l, 12,5 km/l e 11,7 km/l, respectivamente.

O que complica mais a vida do VW Taos na briga com o Jeep Compass é a autonomia , também segundo o Inmetro. Na cidade, com gasolina, o primeiro pode rodar 520 km, ante 612 km do rival. E na estrada, o VW anda 638 km com tanque de 47 litros e o Jeep 702 km com o de 60 l. Com etanol, a vantagem do Compass continua, com 432 km na cidade e 498 na estrada, ante 357 km e 459 do Taos, respecctivamente.

E quando o assunto é conforto e isolamento acústico os três estão em um bom nível. O Taos sempre se mostrou silencioso e com boa capacidade de absorver as irregularidades do piso. Vem com acabamento de boa qualidade e se destaca por detalhes como o filete de luz ambiente no painel de estilo arrojado e de bom gosto.

Conclusão

Na comparação com os dois principais rivais ( Compass e Corolla Cross ), o Taos aparece como um meio termo tanto que se refere ao preço quanto às questões ligadas ao desempenho, consumo e nível de equipamentos. Apenas o espaço interno do VW é o maior dos três, mais notadamente o porta-malas.

Bem equilibrado, o VW Taos também se destaca pela boa dirigibilidade, com os conjuntos mecânico e estrututal bem acertados e confiáveis. Resta apenas suas qualidades se refletirem nas vendas, ainda abaixo das registradas pelos concorrentes da Jeep e da Toyota.

Ficha técnica
Motor: 1.4, quatro cilindros, turboflex
Potência: 150 cv a 5.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e multibraço na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 215/55 R18
Dimensões: 4,46 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos)
Tanque : 51 litros
Porta-malas: 498 litros
Consumo: 10,2 km/l (cidade) /12,5 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 9,3 segundos
Vel. Max: 194 km/h


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