Quem diria, hein? Um comparativo de sedãs compactos, segmento que vem caindo em participação nas vendas em tempos bicudos e que quase metade do mercado está tomado por SUVs no Brasil. Mas, para quem ainda torce o nariz para os utilitários esportivos, a reportagem de iG Carros reuniu dois dos melhores modelos do segmento.
De um lado o Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 99.870) e do outro Hyundai HB20S Platinum Plus (R$ 100.990), ambos nas versões topo de linha. Antes de mais nada, já deu para notar que os dois custam o mesmo que bons sedãs médios há pouco tempo, mas não há como negar que os carros contam com uma lista bem recheada de equipamentos e um conjunto mecânico bem refinado e eficiente.
Estamos falando de motores 1.0, aspirados, sobrealimentados três cilindros, duplo comando de válvulas com variadores de fase, entre outros itens. E ambos funcionam com câmbio automático de seis marchas. Mas, no modelo da GM , a caixa se mostra um pouco mais precisa, uma vez que notamos uma certa hesitação ao volante do Hyundai , que tem como vantagem as hastes para trocas sequenciais no volante.
Por ser um pouco mais moderno, o motor da Hyundai tem potência específica de 120 cv/litro, ante 116 cv do GM. Com relações de marcha ligeramente mais longas, o HB20S ganha em velocidade máxima (191 km/l, ante 187 km/h), mas fica menos de meio segundo atrás na aceleração de 0 a 100 km/h, conforme dados das fabricantes (10,4 s do GM e 10,7 s do rival). Na prática, apenas o câmbio mais hesitante do modelo da marca coreana é notado com mais clareza.
Quem compra um sedã compacto e não um SUV dá valor ao prazer de dirigir. Nesse aspecto, o Onix tem rodas maiores e pneus mais largos (195/55R 16 ante 185/60R 15), além de menor vão livre do solo (12,7 cm contra 16 cm do HB20), o que faz diferença nas curvas.O que também instiga a acelerar é o ronco característico dos três cilindros trabalhando com as turbinas soprando.
E como os dois contam com motores de um litro de cilindrada, a questão da economia é outro ponto importante. Mais uma vez, existe certo equilibrio entre ambos neste quesito.Com base nos dados do Inmetro, com o GM faz 8,6 km/l de etanol na cidade e 10,9 km/l na estrada, ante 8 km/l e 10,8 km/l, respectivamente do rival. Com gasolina, o HB20S é ligeiramente mais econômico: 12 kml em trecho urbano e 15 km/l no rodoviário do Onix Plus , contra 12,1 km/l e 15,3 km/l do HB20.
Além da economia de combustível e do desempenho, outro aspecto relevante quando o assunto é sedã compacto é o espaço . A dupla conta com volumes cavernosos nos portas-malas (469 itros no GM e 475 l no Hyundai, de acordo com as fabricantes). Porém, os dois ainda têm os chamados "pescoços de ganso", ou seja, aquelas alças na parte interna tampa, que acabam atrapalhando a acomodação da bagagem . De qualquer forma, a diferença entre os dois é pequena e dá para levar as malas dos cinco ocupantes sem muito aperto.
Como são dois sedãs equipados até os dentes, na lista de equipamentos, temos itens como central multimídia com acesso à internet via 4G, chamada de assistência de emergência e indicador de temperatura externa, no caso do Onix Plus , que pode vir com alerta de ponto cego, sensores no para-choque dianteiro e carregador por indução entre os opcionais.
No HB20S Platinum , a lista de equipamentos não tem opcionais, mas não há itens tão sofisticados, como no GM. Entre os principais itens, temos com ar-condicionado digital, informações do veículo por meio de aplicativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e rebatimento dos retrovisores externos (que a GM ainda não providenciou no Onix Plus).
Conclusão
O Hyundai procurou uma solução para oferecer algo parecido com a assistência OnStar da GM com o Bluelink, que tem foco na segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro, além de oferecer os seis primeiros meses sem custo de uso. Após esse período, há uma mensalidade de R$ 29,90. Outra noba novidafe fica por conta dos comandos controlados por aplicativo.
Mesmo assim, o Onix Plus ainda é um carro um pouco mais sofisticado e bem acertado, podendo ser equipado com itens como Park Assist (que estaciona o carro quase sozinho), carregador wireless para celular no painel e alerta de ponto cego. Porém, a GM precisa incluir mais novidades no seu compacto para mantê-lo com bom apelo diante dos rivais.
Ficha técnica
Chevrolet Onix Plus Premier
Preço: a partir de R$ 99.870
Motor: 1.0, três cilindros, flex, turbo
Potência: 116 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 16,8 kgfm (E) / 16,3 kgfm (G) a 2.000 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: 4,47 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,60 m (entre-eixos)
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Tanque: 44 litros
Porta-malas: 469 litros
Consumo gasolina: 8,6 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada), com etanol e 12 cidade e 15 km/l na estrada, com gasolina
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Velocidade máxima: 187 km/h
Hyundai HB20S 1.0 Platinum Plus
Preço: R$ 100.990
Motor: 1.0, três cilindros, turbo
Potência: 120 cv (E) / 120 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm (E) / 17,5 kgfm (G) a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 185/60 R15
Dimensões: 4,26 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 475 litros
Consumo etanol: 8 km/l (cidade) / 10,8 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12,1 km/l (cidade) / 15,3 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 191 km/h