Se é mesmo um SUV compacto que você que ter na garagem, a dupla Jeep Renegade e Hyundai Creta precisa estar na sua lista de opções. Escolhemos as versões que não pesam tanto no bolso em tempos de crise econômica e preços nas alturas. Mesmo assim, os dois já passaram bem da faixa dos R$ 100 mil.
Tanto o Jeep Renegade Sport (R$ 129.990) quanto o Hyundai Creta Limited (R$ 132.290) também têm a vantagem de serem equipados com motores de baixa cilindrada, sobrealimentados, que não gastam tanto combustível. Mas, sobre consumo vamos um pouco falar mais adiante. Agora, ficaremos com a questão dos equipamentos de série.
Além dos faróis de LED e de neblina, o SUV da Jeep se destaca por vir com um pacote de assistência à segurança que inclui alertas de mudança de faixa e de colisão frontal, além de frenagem de emergência e freio de estacionamento elétrico, itens que o rival da Hyundai não conta na versão Limited 1.0 turbinada.
Em contrapartida, o rival da marca coreana investe no conforto dos ocupantes, com mais espaço interno (2,61 m de entre-eixos ante 2,57 m do Renegade), inclusive no porta-malas (422 litros, contra 320 litros do rival). O Creta também vem com, sensores no para-choque traseiro para ajudar nas manobras, retrovisores rebatíveis eletricamente, faróis que ligam de modo automático e trocas de marchas no volante.
No dia a dia, porém, o Jeep Renegade se mostra mais ágil e com mais autonomia, além de ter melhores ângulos de entrada e saída para enfrentar obstáculos pelo caminho. O motor 1.3 turboflex rende mais que o 1.0 do Creta , com destaque para os 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, ante 17,5 kgfm a 1.500 rpm. São 10 kgfm de força a mais no caso do SUV da marca americana, que é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 8,7 s, ante 11,5s do rival.
Se anda mais que o Creta , o Renegade deveria gastar mais também, certo? Sim, "pero no mucho". De acordo com os dados do Inmetro, o Jeep faz 7,7 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol, ante 8,2 kml e 8,9 km/l respectivamente. Ou seja, ambos se equivalem.
A diferença mais significativa é que o Renegade tem um tanque um pouco maior (55 litros ante 50 litros do Creta), o que favorece a autonomia , que chega 501 km em trechos rodoviários, com etanol, ante 445 km do Hyundai, que também roda menos da cidade (410 km ante 424 km), ainda conforme os dados do Inmetro.
Os dois têm praticamente o mesmo vão livre do solo (18,6 cm no Jeep e 19 cm no Hyundai), mas o Renegade tem mais valentia para enfrentar valetas e obstáculos do gênero, com 21° de ângulo de entrada e 31° de saída, contra 20,4°e 28,3° do concorrente. Portanto, o Jeep se sai um pouco melhor em trechos com subidas e descidas. E a dupla vem equipada com rodas de pneus das mesmas medidas (215/60R 17).
Há quem torça o nariz para o visual do Hyundai Creta, que acaba de receber a linha 2023, com poucas novidades, como acionamento do teto solar por voz na versão topo de linha. O Renegade mudou no início de 2022 com desenho consagrado e com retoques que agradaram o público, com destaque para os faróis redondos de LED e vai continuar assim até a chegada da nova geração, prevista para chegar no primeiro trimestre de 2024.
Por dentro, porém, o Creta se mostra mais estiloso e moderno que o Renegade, além de ter um acabamento ligeiramente mais caprichado. Quanto à parte de multimídia, a única vantagem do Jeep é o GPS nativo. O Hyundai oferece mais recursos, como carregador do celular por indução e controle de algumas funções do carro remotamente, via aplicativo.
Conclusão
Entre prós e contras, o Jeep Renegade sai com a vitória nesse comparativo por andar mais, gastar quase o mesmo e ter mais autonomia, além de se virar melhor em trechos com obstáculos pelo caminho, o que é importante em um SUV. Ficou devendo mais espaço interno e por toques conforto e sofisticação que o Hyundai Creta oferece.
O Jeep Renegade ainda vai ficar em torno de mais um ano do jeito que está até a chegada da nova geração, o que poderá ter versão híbrida .O Creta, por sua vez, é um projeto mais novo, mas poderá seguir o estilo do novo Tucson, inclusive no Brasil, como próxima mudança mais significativa.
Ficha técnica
Hyundai Creta Limited 1.0
Preço: a partir de R$ 132.290
Motor: 1.0, quatro cilindros, turboflex
Potência: 120 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: 4,30 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,64 m (altura), 2,61 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 422 litros
Consumo: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, com etanol e 11,6 km/l e 12 km/l com gasolina, repectivamente
0 a 100 km/h: 11,5 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Jeep Renegade Sport 1.3 turboflex
Preço: R$ 129.990
Motor: 1.3, quatro cilindros, turboflex
Potência: 185 cv (E) / 180 cv (G) 5.850 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,81 m (largura) / 1,70 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 320 litros
Consumo etanol: 7,7 km/l (cidade) / 9,1 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 11 km/l (cidade) / 12,8 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h