VW T-Cross Comfortline 2022: estilo sóbrio, mas com elementos que agradam e são funcionais
Carlos Guimarães/iG
VW T-Cross Comfortline 2022: estilo sóbrio, mas com elementos que agradam e são funcionais

A VW demorou para entrar no segmento de SUVs, mas parece que está começando a recuperar o tempo perdido. Isso porque seu compacto T-Cross lidera as vendas do segmento no acumulado dos sete primeiros meses de 2022, conforme os números da Fenebrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), com uma vantagem de mais de duas mil unidades na comparação com o segundo colocado, o Hyundai Creta.

Na linha 2022, o VW T-Cross passou a ter mais itens de série, reforçando a questão da segurança com sistema de frenagem de emergência e recebendo uma pitada de conectividade com a central multimídia VW Play que agora pode baixar aplicativos como o Waze, e espelhar a tela do celular sem precisar de fio.

Ainda entre as novidades, o VW T-Cross Comfortline 2022 (R$ 149.020) tem carregador de celular por indução e novos controles do ar-condicionado, que passaram a ser sensíveis ao toque, portanto, mais fáceis de serem manuseados.

Como opcional, o SUV pode receber teto solar panorâmico (com acionamento elétrico) e bancos revestidos parcialmente de couro, aliás, com um discreto tom de azul escuro na unidade avaliada. Com os ambos os itens, o carro passa a custar R$ 160.310.

Não é nada barato, mas existem alguns aspectos no T-Cross que acabam explicando a razão pela qual a VW cobra tudo isso pelo SUV, que hoje é o mais vendido do segmento. Já começa pelo bom espaço interno, com entre-eixos de 2,65 metros ,o maior entre os principais rivais, como Hyundai Creta (2,61 m) e Chevrolet Tracker (2,57).

Além disso, o modelo da VW se destaca pela posição de dirigir , bem com pela ergonomia, com comandos sempre ao alcance das mãos e fáceis de serem acionados.

Porém, quando o assunto é porta-malas, o VW T-Cross fica numa posição intermediária, com 373 litros, equivalente ao do Tracker (393 litros), mas menor que o do Creta (420 litros), ganhando apenas do Renegade (320 litros).

Em compensação, a habitabilidade do VW é boa, não apenas por causa da ergonomia e do espaço interior, mas também pela praticidade de itens como as saídas de ar para que vai no banco traseiro, onde também há entradas USB para carregar o celular.

VW T-Cross da linha 2022 passa a ter comandos do ar-condicionado sensíveis ao toque entre as novidades
Divulgação
VW T-Cross da linha 2022 passa a ter comandos do ar-condicionado sensíveis ao toque entre as novidades

O VW T-Cross é um carro muito gostoso de dirigir. A direção elétrica é suave, facilitando manobras mais complexas com o raio de giro de 10,8 metros. É fácil encontrar a posição ideal, graças ao volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade.

O motor 1.0 TSI, de três cilindros, desenvolve 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm. Apesar dos números positivos, o T-Cross tem um atraso considerável na hora de responder aos comandos do motorista no acelerador. Este ”lag” incomoda bastante na hora de fazer ultrapassagens rápidas ou sair guiando em uma subida.

Mesmo assim, o VW T-Cross Comfortline consegue andar mais que os outros dois concorrentes equipados com motores 1.0 turbo, de três cilindros, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atingindo 184 km/h, ante 11,5 e 180 km/h do Hyundai e 10,9 s e 177 km/h do GM .

Para completar, o VW T-Cross tem comportamento de um hatch , mais obediente que os outros dois SUVs nas curvas, frenagens e retomadas. A carroceria do VW inclina menos das curvas e o carro transmite mais segurança no limite de aderência, mesmo com vão livre do solo intermediário (19,1 cm, ante 19 cm do Creta e 15,7 cm do Tracker e 19,2 do Renegade ), mérito do ajuste da suspensão e da boa rigidez torcional da carroceria.

O câmbio de seis marchas também é compartilhado com Nivus e Polo , e tem a característica de dar um leve solavanco na hora de reduzir da quarta para a terceira marcha. Isso fica muito perceptível nas reduções antes de frear no semáforo, mas no geral, o conjunto tem funcionamento suave.

Se falta um pouco de fôlego em situações críticas, por outro lado, o consumo é o mais baixo do segmento, tomando como base os dados do Inmetro. O VW T-Cross pode fazer 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, números que passam para 12 km/l e 14,4 km/l com gasolina, respectivamente. A autonomia também é a melhor, chegando a 729 km em trechos rodoviários, ainda conforme o Inmetro.

Conclusão

Com conjunto bem acertado e eficiente, o VW T-Cross lidera o segmento de SUVs compactos com méritos, mostrando mais prós do que contras. Mas deverá receber mais mudanças em 2023, quando terá retoques no desenho e ainda mais equipamentos.

Ficha Técnica

VW T-Cross Comfortline 2022

Preço: a partir de R$ 149.020

Motor: 1.0, quatro cilindros, flex, turbo

Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)

Pneus: 205/55 R17

Dimensões: 4,20 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,57 m (altura), 2,65 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 373 litros

Consumo etanol: 8,3 km/l (E) / 10 km/l (G)

Consumo gasolina: 12 km/l (E) / 14,4 km/l (G)

0 a 100 km/h: 10,4 s

Vel. Max: 184 km/h


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