Mercedes GLB 35 AMG: SUV custa R$ 500 mil e briga sozinho dentro da proposta de ser o AMG da família
Guilherme Menezes/ iG Carros
Mercedes GLB 35 AMG: SUV custa R$ 500 mil e briga sozinho dentro da proposta de ser o AMG da família

Quando corre gasolina no lugar de sangue, é difícil dizer não para as decisões mais emocionais. Os esportivos são sempre os primeiros a serem lembrados por quem é apaixonado por carros. Quando se tem uma família, essa decisão acaba, muitas vezes, ficando para depois. Mas e se eu te contar que existe um SUV de 7 lugares da AMG?

Claro que não é qualquer um que pode pagar R$ 504.900 por um carro, mas é difícil afirmar que o GLB 35 AMG não seja uma boa saída para esse dilema do “racional vs emocional”. Além disso, de quebra, o SUV de 7 lugares vem recheado de tecnologias, materiais refinados e equipamentos que reforçam a esportividade.

Entre eles, vem com para-choque com uma linha mais larga, que permite maior fluxo de ar pelas grades, e as rodas específicas da AMG, de 21 polegadas . Traz também o pacote AMG Night, que inclui acabamento preto em diversos pontos da carroceria, como os filetes no para-choque dianteiro, difusor traseiro, retrovisores e escapamento.

No interior, conta com bancos pretos e costuras vermelhas, mesmo tom usado pelos cintos de segurança. Também há apliques de fibra de carbono no painel e nas portas , saídas de ar com aro vermelho, volante AMG com base reta, cluster com tela de 10,2 polegadas e a central multimídia com o mesmo tamanho. O destaque dela é o sistema MBUX, o conhecido sistema de inteligência artificial da marca.

Na lista de itens de série, encontramos ar-condicionado automático, bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica e memória, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento automático , assistente de permanência em faixa, faróis full-LED, fechamento automático da tampa do porta-malas, luz ambiente na cabine, retrovisores externos rebatíveis eletricamente com função antiofuscante e teto solar panorâmico.

Há ainda suspensão adaptativa com três configurações e seletor de modos de condução em cinco níveis : "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual", que mudam parâmetros de resposta do motor, da transmissão e dos amortecedores magnéticos. Independentemente do modo de condução — que pode deixar o carro mais ou menos firme — o conforto nunca deixa de se fazer presente.

Por outro lado, quando ainda tratamos de conforto — mas relativo à acomodação dos passageiros — é importante salientar que, quando for preciso utilizar a terceira fileira de bancos , é preciso modular a distância da segunda. Isso porque pode não sobrar espaço para as pernas de quem vai no fundão.

Para um carro de sete lugares , não está entre os maiores em termos de otimização de espaço para as fileiras traseiras — e esse, para mim, é um dos seus pontos mais fracos. Dizem que os Porsche que têm quatro assentos (por exemplo) são carros “2+2”, já que o espaço traseiro é bem limitado. Logo, dentro dessa lógica, o GLB poderia ser considerado um “5+2”.

Mas sua natureza aparece com o acelerador lá em baixo

Interior traz materiais nobres como fibra de carbono alcântara. Além disso, o ambiente pode ser customizado
Divulgação
Interior traz materiais nobres como fibra de carbono alcântara. Além disso, o ambiente pode ser customizado

A sensação de aceleração é a “cereja do bolo”. O ronco é amplificado pelas caixas de som e, apesar do seu porte grande, contorna curvas com vigor, equilíbrio e segurança de sobra. O sistema de entrega de potência nas quatro rodas ocorre sob demanda , e é bem interessante notar esse trabalho sendo gerido pela eletrônica, mas com muita sutileza.

Dependendo do quanto se esterça, da velocidade ao curvar, da posição dpedal de acelerador e do equilíbrio da carroceria , consegue-se sentir exatamente o que está ocorrendo com a transferência de tração entre as rodas.

Todos da família 35 AMG compartilham o motor 2.0 turbo, com 306 cv e 40,8 kgfm, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 s, e atingir os 250 km/h . O câmbio é automatizado, de dupla embreagem, 8 marchas, com tração integral.

Entretanto, a Mercedes-AMG quis diferenciar o GLB 35 dos “irmãos” que carregam a sigla 35. Justamente pelo seu tamanho e pelo peso, a sua eletrônica atua de maneira conservadora na retomada da aceleração, mesmo com tudo desligado.

Para a sua potência e seus 1770 kg, não é tão beberrão assim não. Segundo o Inmetro, faz 8,4 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, sempre na gasolina. 

Conclusão

É bem difícil unir mundos tão diferentes, quando falamos de otimização de espaço e conforto, com desempenho de esportivos puro-sangue. São qualidades que se situam em lados completamente opostos. Entretanto, depois de usar o GLB AMG no dia-a-dia, vemos que toda a engenharia alemã embarcada conseguiu chegar lá.

A sua prioridade é um carro realmente espaçoso para sete pessoas? Talvez, neste ponto, o GLB não seja a melhor pedida. Mas, se o desejo é unir ao máximo desempenho e usabilidade para sete pessoas, não há quem chegue perto do SUV da Mercedes-AMG . Até porque, no Brasil, nem existe outro com preços similares.

Ficha técnica:

Motor:  2.0, gasolina, turbo, quatro cilindros

Potência:  306 cv a 5.800 rpm

Torque:  40,8 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão:  Automatizado, dupla embreagem, sete marchas, tração integral

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos ventilados (traseiros)

Aceleração: 0 a 100 km/h em 5,2 segundos

Peso: 1770 kg

Consumo (Inmetro): 8,4 km/l na cidade e 10 km/l na estrada

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