O mercado automotivo está cada vez mais interessado na fórmula do carro com a melhor seleção de equipamentos, com o preço mais competitivo possível e que tenha a melhor eficiência energética.
Vimos a chegada do novo Peugeot 208 1.0 , dos novos Hyundai HB20 e VW Polo , entre outros modelos com grande foco na participação de mercado. Como fica o veterano Chevrolet Onix no meio dessa disputa? Testamos a versão LT, com câmbio manual (R$ 84.590) e motor 1.0 aspirado para descobrir.
A versão é a que mais representa a Chevrolet nessa nova tendência de mercado. É bem racional quando o assunto é consumo de combustível, não é tão sofisticado, mas foca na conectividade e nos itens de segurança.
Se, para alguns carros, chamar de “veterano” poderia ser uma forma mais gentil de dizer “ultrapassado”, isso não se aplica ao Onix. Claro que a GM já está, pouco a pouco, na busca de introduzir a ideia de que uma nova geração está vindo . Entretanto, o Onix é um carro com uma plataforma muito bem resolvida.
Isso fica perceptível pela rigidez da carroceria — que proporciona boa firmeza ao passar pelas buraqueiras da cidade. O isolamento acústico também é um dos pontos altos. A suspensão é confortável, mas tende mais à firmeza e à precisão nas curvas.
O banco conta com regulagem de altura, mas o volante não. E a posição de dirigir é muito boa (mais um ponto que justifica as virtudes da sua plataforma). A forma como os ocupantes se acomodam também estão de acordo com a disposição dos comandos do carro, algo que favorece a ergonomia .
Projeto bem resolvido
Bom também é que o trambulador tem engate macio e direto. A embreagem é bem leve e impede que o condutor se canse demais no anda e pára do trânsito. Seu motor três cilindros 1.0 aspirado produz até 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque. Pelo Inmetro, faz até 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l (gasolina).
O desempenho é um dos pontos mais delicados do carro. Tudo bem que motor 1.0 aspirado “forte” não existe. Entretanto, se não fosse pelas suas seis marchas com bom escalonamento entre elas (que fazem o carro embalar com muita facilidade), o rendimento do carro deixaria a desejar. Apesar de suave, o motor não é dos mais “espertos” nas rotações mais baixas.
Entre os principais destaques, estão aviso de cinto desatados para todos os ocupantes, airbags frontais, laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração , ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis, bancos dianteiros com encostos de cabeças incorporados à estrutura, faróis com refletores duplos, entre outros equipamentos.
A central multimídia MyLink com tela de 8 polegadas , mas vale destacar aqui que ela tem suporte de espelhamento de série apenas para o sistema Apple CarPlay. Caso queira o suporte ao Android Auto (e conexão Bluetooth, que não vem de série neste momento), terá que desembolsar R$ 2.500 extras.
Conclusão
O Chevrolet Onix foi um dos pioneiros quando analisamos os atuais patamares que os “novos populares” atingiram. Quando surgiu pela primeira vez em 2019, deu um bom salto de refinamento. Hoje, sua vida está mais complicada no mercado, por conta da maior variedade, com a concorrência “de olho”.
Quando nos voltamos à versão LT MT, ainda é muito competente para os que querem mais equipamentos por menos. Depois dos nossos testes, vemos que, sim, vale a pena ser considerado na hora da compra . Tirando pequenos detalhes como o fôlego em baixas rotações (que poderia ser melhor), o carro não traz outras questões.
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, flex
Potência e torque: 78/82 cv a 6.400; 9,6/10,6 kgfm a 4.100 rpm
Transmissão: câmbio manual de 6 marchas; tração dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 15" com pneus 185/65 R15
Dimensões: 4.163 mm de comprimento, 2.551 mm de entre-eixos, 1.731 mm de largura e 1.475 mm de altura. Pesa 1.038 kg
Capacidades: tanque de 44 litros, porta-malas de 303 litros
Consumo (Inmetro): até 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na gasolina