O Chevrolet Bolt renovado enfim chega ao mercado brasileiro. O carro passou por um megarecall nos EUA, teve a produção da fábrica interrompida mais de uma vez e, finalmente, desembarca no Brasil.
O Chevrolet Bolt
(R$ 329 mil)
é um crossover, ou seja, uma mistura de estilos para formar o seu próprio. Não é nem um hatch médio… nem uma minivan… mas tem o comportamento ao volante do primeiro e otimização de espaço e conforto do segundo. Somado a isso, traz os equipamentos mais recentes da GM
, sistema de som Bose e zero custo com combustíveis.
Conta com elementos de visual que aprimoram a sensação de esportividade . Destaque para a dianteira, com linhas agressivas evidenciadas pelo conjunto de faróis Full LED. Na parte traseira, as lanternas são grandes e trazem assinatura de LED.
Na lateral, entre os principais destaques do Chevrolet Bolt 2023, estão as rodas com estilo arrojado de aro 17 e detalhes diamantados e moldura em preto brilhante.
Quando vamos tratar do seu conjunto mecânico, o modelo da GM tem motor elétrico de 203 cv e torque instantâneo de 36,7 kgfm. A aceleração declarada é de 7,3 segundos nos 0 a 100 km/h.
Segundo a fabricante, a autonomia gira em torno de 459 km no ciclo WLTP (ou 416 km no ciclo EPA) , sendo necessário 40 minutos de recarga na bateria de 66 kWh. Em uma estação super-rápida de corrente contínua (DC) é possível recarregar cerca de metade.
Ao volante, a posição de dirigir é bem acertada para um carro de passeio. O desempenho que entrega é bem além do que o seu estilo sugere. O posicionamento das baterias no assoalho é bem baixo, o que permite um bom equilíbrio de carroceria e boa agilidade . Isso mesmo com o acerto de suspensão mais macio, voltado ao conforto.
Algo positivo é a possibilidade de modular o sistema de regeneração da energia das baterias , o que permite ao condutor utilizar muito pouco os freios. Basta apenas tirar o pé do acelerador para o carro reduzir sua velocidade, ao mesmo tempo em que recarrega a energia.
O espaço interno é bem amplo , graças ao seu console mais estreito e à ausência de túnel central na fileira traseira. Sobra muito espaço para as pernas e para o tronco dos passageiros. O único ponto é que, se alguém com cerca de 1,80m de altura for no meio, pode ser que não sobre espaço para a cabeça.
Na parte interna, a cabine foi totalmente revista . Utiliza acabamentos mais escuros, que servem de moldura para a central multimídia de nova geração e contrasta com os frisos cromados.
O Bolt chega bem equipado com itens como controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet, Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos.
Conclusão
O Chevrolet Bolt é um carro completo. Anda bem tem bom acabamento e ótima conectividade, conforto e comportamento dinâmico.
Não é um carro do segmento premium, mas ele evidencia a preocupação da marca com a qualidade. Para quem valoriza a experiência ao volante de um carro elétrico e os atributos únicos dos carros dessa categoria, certamente vai aprovar o carro — como eu.
Entretanto, como todo o carro elétrico, o Bolt sofre com o preço. A própria GM afirma que não se preocupa tanto com isso, principalmente quando se analisa os atributos que oferece e o quanto ele atende as demandas do seu segmento. .
Ainda assim, quando nos colocamos no lugar do cliente final, fica mais difícil convencê-lo de que se deve escolher o Bolt , e não um carro de segmento premium. Pela mesma faixa de preço, é possível, inclusive, encontrar modelos híbridos plug-in (o Volvo XC40 Recharge é um dos exemplos).
Ficha técnica
Chevrolet Bolt EV
Preço: R$ 329 mil
Motor: Elétrico, alimentado por baterias de 66 KWh
Potência: 203 cv
Torque: 36,7 kgfm
Transmissão: automático, de uma marcha, com traçao dianteira
Suspensão: braços sobrepostos (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras
Porta-malas: 478 litros
Autonomia: 416 quilômetros
0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Vel. Máx: 146 km/h