Aos poucos a mobilidade elétrica vai se tornando cada vez mais popular no Brasil, e principalmente em São Paulo, a capital financeira do país, e onde já existem mais de 400 pontos de recarga de carros elétricos.
Esse número é trazido pela nova plataforma da Elev Mobility, um aplicativo que mostra onde estão localizados pontos de recargas . Entre estações públicas e semi-públicas (shoppings e mercados, por exemplo).
No aplicativo existem 1.200 pontos cadastrados , os 400 pontos em São Paulo representam 33,3% dos pontos existentes na plataforma até Maio.
Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, o número de eletropostos cadastrados na plataforma é expressivo, considerando o total de veículos elétricos emplacados na capital paulista, e acredita que o número irá crescer:
“Ainda veremos um crescimento do número de eletropostos cadastrados em nosso aplicativo, principalmente com a evolução do mercado e considerando que a instalação desses pontos precisa acompanhar o aumento das vendas de veículos elétricos no país”, afirma David.
Ricardo David explica que o número de carregadores pode ser ainda maior que o total de pontos públicos e semi-públicos registrados no APP da Elev, pois muitos usuários de eletrificados utilizam carregadores em casa.
“É importante considerar que esse número mostra apenas um retrato: o número de carregadores coletivos. Precisamos sempre considerar que em locais privados, como condomínios e residências , já existe uma busca crescente para a instalação de carregadores para automóveis elétricos”, explica o executivo.
Muitos brasileiros estão adotando os modelos elétricos e híbridos , os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, somente no primeiro trimestre deste ano, houve um aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no país.
Apesar de a estrutura de carregamento pública ainda ser pequena e necessitarem de um tempo elevado, os carros eletrificados que demandam de recarga vêm em crescimento.
Segundo a ABVE, em Maio, foram vendidos 634 veículos elétricos a bateria e híbridos do tipo plug-in , que podem ser carregados de forma externa, e o mês apontou crescimento nas vendas, de eletrificados no geral, após ligeira queda em abril.
A associação ainda ressalta o crescimento na venda de veículos comerciais leves elétricos, impulsionados pela necessidade das empresas a obedecerem padrões de ESG (governança ambiental).