Guiado por Campeão da Fórmula E, Vision EQXX deu 11 voltas em Silverstone
Divulgação
Guiado por Campeão da Fórmula E, Vision EQXX deu 11 voltas em Silverstone

Enquanto no Brasil a eletrificação da frota ainda é lenta, e passa principalmente por modelos híbridos, as fabricantes na Europa buscam ir mais além e desenvolver tecnologias 100% elétricas.

Com este objetivo, a Mercedes-Benz desenvolve o conceito Vision EQXX , que além de servir como uma demonstração de como a fabricante imagina o futuro, é um laboratório de testes de tecnologia elétrica.

Em abril, o Vision EQXX viajou da Alemanha até o sul da França com apenas uma carga. Rodou 1008 km (626 milhas) e ainda possuía 15% de carga nas baterias.

Dessa vez, a Mercedes levou seu conceito de Stuttgart na Alemanha até Silverstone, na Inglaterra, passando por Untertürkheim, Reims e Calais e Brackley, antes de finalizar a viagem no tradicional circuito inglês. Ao todo, foram 1,202 km (747 milhas) em 14 horas e 30 minutos.

Ao chegar no circuito, Nyck de Vries, campeão da Formula E pela Mercedes, deu 11 voltas com o carro antes das baterias acabarem completamente.

Conjunto de baterias do EQXX foi utilizado ao máximo
Divulgação
Conjunto de baterias do EQXX foi utilizado ao máximo

O Vision EQXX foi projetado pensando em eficiência energética, e esse cuidado é notado principalmente na aerodinâmica do veículo e no sistema de motores, transmissão e baterias, sempre focado na melhor utilização da energia elétrica .

O foco na eficiência e os números de autonomia conquistados são ainda mais impactantes considerando o sistema de baterias do EQXX, que segundo a Mercedes é abaixo dos 100 kWh.

Para efeito de comparação, o Mercedes EQC tem baterias de 80 kWh e uma autonomia de 450 km, enquanto o EQS, carro-chefe elétrico da marca, percorre até 540 km com baterias de 107.8 kWh.

Após as voltas no circuito, o Vision EQXX foi levado até Brixworth, na sede de motores de alto rendimento da Mercedes-AMG, onde passou a noite sendo recarregado, até ser exposto ao público no Festival da Velocidade de Goodwood .

A velocidade média da viagem foi de 83 km/h com a máxima de 140 km/h, e segundo a Mercedes-Benz enfrentaram trânsito pesado em Stuttgart e no sul da Inglaterra.

O Vision EQXX é o Mercedes mais eficiente já construído e irá a continuar testando novas tecnologias para serem aplicados em futuros veículos de produção.

Apesar de ainda ser um carro conceito e caso seja produzido pode ter alterações que prejudiquem a aerodinâmica, a velocidade com que a autonomia dos carros se tornam maiores, pode acelerar ainda mais a adoção à mobilidade elétrica .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!