Equipamento pode carregar veículos simultaneamente. A parceria decorre do projeto da Raízen com a Shell
Divulgação
Equipamento pode carregar veículos simultaneamente. A parceria decorre do projeto da Raízen com a Shell

A Volkswagen e a Raízen, empresa brasileira no setor de energia, dão mais um passo em direção à descarbonização. Agora, a fabricante de automóveis irá contar com dois carregadores elétricos, instalados nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté.

Agora, podemos proporcionar aos nossos visitantes um ponto de recarga rápida na [rodovia] Anchieta e em Taubaté. Além disso, vamos utilizá-los para prosseguirmos com os testes dos IDs. É possível, por exemplo, percorrer o trajeto entre as fábricas -- ida e volta -- com o ID.4, sem emitir CO2, abastecendo com energia limpa proveniente de fonte renovável ”, declarou Pablo Di Si, chairman da empresa.

Ambos carregadores já foram utilizados pela Volkswagen durante o ID.Week , que aconteceu no fim do ano passado, onde o público pode conhecer o ID.3 e ID.4 , carros elétricos da Volkswagen que vem sendo testados no Brasil.

A energia que irá abastecer os carregadores é completamente limpa, e tem origem em fontes renováveis . Os eletropostos tem saídas de Corrente contínua (DC) e Corrente Alternada (AC) de 50kW e 22kW, respectivamente e terão conectores dos padrões CHAdeMO, CCS2 e Type-2.

A Raízen dará suporte ao programa de testes dos carros elétricos da Volkswagen e segue com o compromisso de implantar uma ampla rede de eletropostos Shell Recharge no Brasil. Vamos acompanhar a demanda do mercado e oferecer a melhor solução de recarga rápida com uma experiência única para nossos clientes ”, afirma Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

O acordo entre Volkswagen e Raízen prevê uma série de iniciativas, estimulando principalmente o uso do etanol, aliado à estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex, a instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca, e o fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da Volkswagen no Brasil.

Os modelos ID.3 e ID.4 são os elétricos de maior sucesso da Volkswagen, mas ainda não tem previsão de ser comercializados no Brasil, estão aqui para testes e eventuais adaptações caso sejam vendidos por aqui.

Atualmente, a VW oferta o caminhão E-Delivery nas versões 11 (4x2) e 14 (6x2), que entregam 408 cv de potência e 2.150 Nm de Torque  e possuem um Peso Bruto Total (PBT) de 10.700 ou 14.300, respectivamente. A autonomia nas duas opções é de 250 km.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!