Carros elétricos não são mais considerados o futuro, já estão presentes, ainda de maneira tímida, nas principais metrópoles do Brasil. E o momento de eleições presidenciais pode ser importante para uma mudança no setor.
A última campanha presidenciável nos Estados Unidos por exemplo, levava em conta os carros elétricos , buscando se antecipar à indústria mundial e produzir carros livres de poluentes no país.
A carta assinada por países, empresas e algumas cidades na COP26, prevê a substituição de carros movidos a combustão por eletrificados até 2035 , e da América do Sul, apenas Chile, Uruguai e Paraguai assinaram a carta, com Rio de Janeiro e São Paulo, sendo as únicas cidades brasileiras a firmarem o compromisso.
Uma eleição presidenciável pode indicar o início de um novo cenário para a indústria de eletrificados no Brasil, então, a Elev, empresa que fornece soluções para o ecossistema de carros elétricos, realizou um levantamento das propostas dos presidenciáveis para o assunto.
Vale ressaltar que 80% dos presidenciáveis possuem medidas que abordam energia sustentável , entretanto, apenas Jair Bolsonado (PL) e Sofia Manzano (PCB) abordam diretamente os carros eletrificados.
Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev e engenheiro eletricista, é necessário ficar atento quando se fala sobre energia sustentável e carros elétricos:
“ As estratégias para o setor de energia limpa e carros elétricos devem prever alguns aspectos para serem funcionais, como o investimento na área energética, incentivos do Estado à indústria dos carros elétricos e o planejamento a curto e longo prazo para o setor”, afirma o executivo.
Mas o que os candidatos à presidência do Brasil dizem em seus planos de governo sobre o tema? Os candidatos Lula (PT), Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávilla (Novo), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), citam propostas sobre a questão energética, e energia sustentável.
Seguindo o posicionamento das mais recentes pesquisas, aqui estão as propostas para a energia sustentável e os carros elétricos dos principais candidatos à Presidência da República :
Lula
Em seu plano de governo, o petista, que está em primeiro lugar nas mais recentes pesquisas, afirma atuar “nos segmentos que se conectam à transição ecológica e energética , como gás, fertilizantes, biocombustíveis e energias renováveis”.
Além de destacar “cuidar de nossas riquezas naturais, produzir e consumir de forma sustentável e mudar o padrão de produção e consumo de energia
no país, participando do esforço mundial para combater a crise climática”.
Bolsonaro
O atual presidente é um dos únicos a citar diretamente o setor dos carros elétricos em seu plano de governo, em que destaca que “deverão ser contempladas tecnologias que gerem combustíveis limpos, como é o caso do hidrogênio verde e veículos elétricos e híbridos”.
Além disso, o plano de governo do presidenciável aponta a necessidade de políticas regionais para a sustentabilidade. O presidenciável também destacou a mineração de metais importantes para o setor, como o manganês e o nióbio.
Ciro Gomes
Em seu plano de governo, Ciro Gomes afirma a necessidade de “recuperar e ampliar a capacidade das refinarias, o que nos tornará autossuficientes”. Além disso, o candidato também afirma a necessidade de “desenvolver várias formas de energia limpa, como a eólica (on-shore e off-shore), a solar e a baseada na produção de hidrogênio verde”.
Simone Tebet
A candidata pelo MDB também aponta questões direcionadas para a questão energética sustentável. Tendo em seu plano de governo a previsão de aceleração para a “transição para uma matriz ainda mais limpa, renovável, segura, barata e eficiente de energia de baixo carbono, por meio da competição entre as diferentes fontes energéticas”.
Sofia Manzano
A candidata afirma que irá retomar políticas de proteção à indústria nacional , e “será iniciado um processo transitório da indústria automobilística brasileira para a introdução de motores elétricos para carros e caminhões”.
O momento para a industrialização elétrica no Brasil é o ideal, já que muitas fabricantes desejam estabelecer fábricas de veículos elétricos em países onde consigam os materiais necessários para a fabricação das baterias para esses modelos.
Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) , o país corre o risco de ver sua indústria se isolar em termos tecnológicos, das grandes tendências globais e acabar perdendo competitividade no parâmetro internacional.
Nos Estados Unidos, por exemplo, há um desconto de até US$ 7.500 (R$ 38.000) para carros elétricos vendidos no país, porém, apenas veículos fabricados no país se qualificam para a bonificação, o que fez Volkswagen e Hyundai/Kia investir grandes quantias em fábricas no país.