Carregadores ainda são escassos no Brasil, onde as vendas de elétricos seguem em rimo mais lento que na Europa
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Carregadores ainda são escassos no Brasil, onde as vendas de elétricos seguem em rimo mais lento que na Europa

O aumento da participação de modelos elétricos e híbridos no mercado brasileiro faz crescer também a necessidade de uma rede de suporte para esses carros, e nesse caso, os pontos de recargas são as mais urgentes, e as concessionárias responsáveis pelas rodovias em São Paulo vem investindo na criação de corredores elétricos.

Enquanto os eletrificados em geral já superam a marca de 126 mil unidades circulando pelo país, São Paulo é o Estado com mais veículos 100% elétricos nas ruas, com mais de 2500 modelos, e a tendência é aumentar, já que a oferta de modelos vem crescendo.

Visando proporcionar uma melhor experiência para os donos de carros elétricos, as concessionárias responsáveis pela administração das rodovias investem na implantação de carregadores elétricos .

Hoje já existem 10 pontos de recarga instalados pelas concessionárias, e a instalação de mais três pontos está em estudo pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo. 

O uso de energias renováveis e de tecnologias que reduzam a emissão de CO2 faz parte do programa Carbono Zero, que integra os novos editais de licitação da Agência Reguladora, assim como a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos.

“Uma das premissas da ARTESP em relação aos novos contratos de concessões é investir em atividades sustentáveis. São ações como compensações ambientais de emissão de CO2, uso de energias limpas (painéis solares) e a utilização, por parte das concessionárias, de veículos elétricos nas operações viárias e em apoio aos usuários ”, ressalta Ailton Araújo Brandão, Superintendente da Gerência de Operações da ARTESP.

No corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto , que atende as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte, administrado pela concessionária Ecopistas, são oferecidos seis pontos instalados nas Bases de Atendimento aos Usuários (SAU) e postos de serviços. 

Já para quem segue para a região de Campinas, os dois pontos estão localizados nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes (um em cada trecho), sob gestão da concessionária Autoban . Na região de Bauru há um posto de carregamento na Rodovia Marechal Rondon  (SP 300).

Há, ainda, um ponto para recarga de carros elétricos e híbridos na Rodovia Hiopólito Martins (SP 209) , em Botucatu, sob a gestão da Rodovias do Tietê, que foi implantado neste mês de agosto. É o primeiro local de recarga da concessionária Rodovias do Tietê.

Confira os pontos de abastecimento para veículos elétricos:

Ecopistas 

Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 28, Base de SAU na pista sentido interior, em Guarulhos (dois pontos);

Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 29, Posto de Serviços na pista sentido interior, em Guarulhos;

Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 37, Posto de Serviços na pista sentido capital, em Itaquaquecetuba;

Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 59, Base de Serviço de Atendimento ao Usuário na pista sentido interior, em Guararema;

Rodovia Ayrton Senna (SP 070) km 68, Posto de Serviços na pista sentido interior, em Guararema;

ViaRondon

Rodovia Marechal Rondon (SP 300) km 350, base SAU na pista leste, em Bauru.

Autoban

Rodovia Anhanguera (SP 330) km 67, posto Graal na pista sentido Norte, em Jundiaí

Rodovia dos Bandeirantes (SP 348) km 56, posto Graal na pista sentido Sul, em Jundiaí

Rodovias do Tietê

Rodovia João Hipólito Martins (SP-209) km 13.500, base SAU na pista Norte (sentido município), em Botucatu

Para donos de carros elétricos que desejam realizar viagens com seus carros, é de extrema importância saber a localização dos carregadores, e até mesmo a potência disponível em cada carregador.

Assim, é possível programar as paradas para reabastecimento e o tempo necessário de recarga, fazendo uma viagem mais tranquila, e sem problemas com falta de energia nas baterias do carro elétrico.

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