Apesar de maiores investimentos se concentrarem na região sudeste, outras regiões do país se desenvolvem
Divulgação
Apesar de maiores investimentos se concentrarem na região sudeste, outras regiões do país se desenvolvem

A fabricante de carregadores elétricos ABB prevê o crescimento da infraestrutura relacionada à carros elétricos, principalmente o número de postos de recarga em todo o território nacional.

Para a empresa, que já comercializou mais de mil carregadores de corrente alternada (AC) e mais de 100 de corrente contínua (DC) no país, a agenda ESG das empresas e a oferta de modelos cada vez maior para o consumidor irá impulsionar cada vez mais esse mercado no país.

A chegada de novos modelos de veículos eletrificados e a agenda ESG das empresas devem contribuir para dar um novo impulso à expansão de pontos para carregamento de carros no Brasil. Para a ABB, líder global em infraestrutura para veículos elétricos, a eletromobilidade já é realidade no país e possui um mercado em pleno crescimento. 

Atualmente, a empresa apenas executa a montagem e customização dos carregadores na fábrica de Sorocaba (SP), mas há um pré estudo para que os produtos sejam produzidos no país , caso a demanda justifique o investimento.

“As vendas estão crescendo ano a ano, e a chegada de mais opções de marcas e modelos ajudam a impulsionar o setor. As projeções são as melhores, uma vez que o mercado brasileiro é muito diversificado”, afirma Wilson Morais, Diretor de Produtos e Soluções da divisão ELEM. 

“Muitas empresas possuem políticas sérias de ESG, e a eletromobilidade é coadjuvante neste tema. A adoção do modal elétrico para entregas last mile está com uma demanda muito alta com tendências para crescimento ainda maior”, acrescenta o diretor.

Morais ainda cita o crescimento do setor de ônibus elétricos e híbridos , com cidades adotando cada vez mais esses veículos na troca gradativa de frota:

“É um tema muito importante pois impacta diretamente na saúde da população dos grandes centros urbanos. A adoção de frotas eletrificadas ajuda na redução na emissão de CO2 e ainda tem o benefício de não gerar ruído,” explicou o executivo

Número de carregadores disponíveis no Brasil vai aumentando aos poucos, de acordo com a demanda
Andreas160578/Pixabay
Número de carregadores disponíveis no Brasil vai aumentando aos poucos, de acordo com a demanda

Os avanços tecnológicos também farão a adoção de veículos elétricos ser cada vez mais rápida, já que aos poucos vão surgindo novas tecnologias que permitem carregamento simultâneo mais rápidos, ideal para frotistas, ou instalação em locais movimentados, além de aplicativos para encontrar carregadores: 

“A conectividade possibilita ainda que os proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in possam usar aplicativos para localizar o ponto de recarga disponível mais próximo assim como fazer o pagamento da sessão de recarga usando o celular”, completa Morais. 

Porém, um país de dimensões continentais e que por natureza já possui muitos desafios, só torna a expansão mais complexa.

“Existem, entretanto, diversos desafios para a expansão da infraestrutura pelo país. O mais importante deles é o maior envolvimento do governo por meio de criação de políticas públicas e redução da carga tributária que beneficiem a adoção dos veículos eletrificados e os equipamentos de infraestrutura para o seu uso”, conclui Wilson Morais.

Atualmente, a região Sudeste é a que concentra a maior parte dos projetos na área de mobilidade elétrica , mas a ABB já instalou carregadores no Norte do Brasil, na Amazônia, e em rodovias ligando desde a Bahia ao Rio Grande do Norte.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!