Audi RS Q e-Tron E2 vem com dois motores elétricos que somam 400 cv de potência, entre outros itens
Divulgação
Audi RS Q e-Tron E2 vem com dois motores elétricos que somam 400 cv de potência, entre outros itens

A estréia da Audi no Rally Dakar de 2022 foi considerada um sucesso pela fabricante e por seus rivais, apesar de passar longe da vitória geral por problemas de navegação e até mesmo acidentes.

Na edição de 2022, o Audi RS Q e-tron venceu 4 das 12 etapas especiais e demonstrava ritmo bem próximos dos vencedores das etapas em que não saiu virorioso e que não sofreu com falhas mecânicas ou de navegação.

A fabricante das quatro argolas prepara uma versão atualizada, a RS Q e-tron E2 , que é mais leve, mais aerodinâmica e de utilização mais simples, o que é importante quando se dirige no meio do deserto.

Segundo a Audi a nova versão teve um cockpit redesenhado, permitindo uma melhor leitura de informações para piloto e navegador, além de acesso mais rápido aos estepes caso uma troca seja necessária.

“Conseguimos uma boa estréia no Dakar , e até mesmo nossas primeiras vitórias em especiais, em uma competição completamente nova para nós,” declarou Rolf Michl, Diretor da Audi Sport GmbH.

A Audi usa o Dakar como forma de desenvolvimento de novas tecnologias, assim como o Mundial da Rally foi para a marca nos anos 80 com a estréia da tração integral Quattro .

No RS Q e-tron E2 a tração vem de dois motores elétricos de 400 cv de potência combinada, oriundos da equipe de Formula E, montados sobre cada eixo do veículo. Porém, o Audi conta com um motor a gasolina de 2.0 litros que gera energia para a bateria de 50 kWh.

O modelo passou por uma dieta rigorosa e perdeu diversos apêndices aerodinâmicos, e a Audi focou em otimizar os processos de construção da carroceria e também da estrutura, sendo agora mais leve e com um centro de gravidade mais baixo.

Segundo a engenharia da Audi, os modelos de 2022 e 2023 só terão a motorização em comum, com a carroceria sendo completamente nova.

“Aprimoramos os cálculos aerodinâmicos usando dinâmica de fluidos computacional (CFD) e queremos reduzir toda perda de energia em equipamentos eletrônicos do carro”, afirmou Axel Löffler responsável pelo desenho do modelo.

Um fato curioso sobre o RS Q e-tron é que o sistema de ar condicionado do veículo era tão potente que mesmo no deserto, o compressor conseguia congelar o liquido refrigerante quando funcionando por longos períodos.

A segunda versão do RS Q e-tron irá estrear no Rally do Marrocos, entre 1 e 6 de outubro, antes de ir para a Arábia Saudita disputar a edição de 2023 do Rally Dakar , que acontece entre 31 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!