A divisão de caminhões da Volvo iniciou a produção de modelos pesados elétricos. As linhas FH, FM e FMX agora receberão versões exclusivamente elétricas, o que fez a Volvo se tornar a primeira marca a fabricar caminhões elétricos pesados regularmente.
“Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos veículos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”, afirmou Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.
A fábrica de Tuve, em Gotemburgo, foi a escolhida para a fabricação dos modelos, e a partir de 2023, os veículos serão produzidos em Ghent, na Bélgica.
Os caminhões elétricos da Volvo utilizam a mesma linha de montagem dos modelos equipados com motor a diesel, o que segundo os suecos, garante uma flexibilização na produção, além da eficiência na montagem dos veículos, principalmente em Ghent, que é onde as baterias são fabricadas.
Na Europa, as legislações ambientais vêm se tornando cada vez mais restritas e as medidas ESG das empresas tem requisitado cada vez mais caminhões elétricos pesados.
Segundo a Volvo, já foram comercializados mais de 2.600 caminhões da marca, entre todas as categorias de peso.
“Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos ao redor do mundo deverão ser elétricos”, projeta Roger Alm.
Os modelos elétricos da Volvo poderão ser aplicados desde transporte de cargas de longa distância e urbanos, ou até mesmo coleta de lixo e canteiros de obras.
No Brasil, o Grupo Volvo irá renovar seu ciclo de investimentos e irá desenvolver ônibus e caminhões elétricos no país, com previsão de produção a partir de 2025, o que demandará investimento de R$ 1,5 bilhão no mercado nacional.