A Honda divulgou as imagens do seu primeiro SUV 100% elétrico, o Prologue, que promete revolucionar a história dos modelos elétricos da fabricante japonesa.
O Prologue será o primeiro de 30 veículos elétricos que a Honda irá lançar até o fim da década , antes de encerrar a produção de veículos a combustão em 2040.
O Prologue elétrico mede 4,877 mm de comprimento, 1,989 mm de largura e 1,643 mm de altura, e 3 metros de entre-eixos, sendo maior que o Honda CR-V vendido no Brasil até 2021.
O Prologue contou com ajuda da GM em seu desenvolvimento, e utiliza a plataforma BEV3 e a tecnologia de motor e baterias Ultium, desenvolvidas pela GM.
O modelo ainda irá compartilhar características com o Chevrolet Blazer EV , como o entre eixos idêntico. Outros modelos construídos a partir desta plataforma são o Chevrolet Equinox EV e os Cadillac Lyriq e Celestiq .
A Honda não revelou detalhes técnicos, mas pelo menos na parte visual, é possível pontuar mais diferenças do que semelhanças dos modelos criados pela GM.
O Prologue tem um visual mais tradicional de SUV do que o Equinox e o Blazer, que alem de possuem carroceria com mais recortes, o teto tem um caimento mais acentuado, e vidro traseiro bem curto, o que o Honda Prologue incorporou.
A dianteira não tem entrada de ar pronunciadas, e tem um desenho bem limpo e sóbrio , típico da Honda em seus SUVs.
A traseira também é bastante sóbria, lembrando inclusive modelos da Land Rover . Uma barra na cor preta conecta as lanternas, e o tradicional logotipo da Honda, foi trocado por uma inscrição por extenso com uma fonte diferenciada. Segundo a fabricante, a nova fonte traduz “o desenho moderno e limpo do Prologue”.
Toda a parte inferior do utilitário esportivo como base das portas, arcos de roda, e base dos para-choques é pintada em preto brilhante, com alguns detalhes em prata na traseira.
O interior do Honda Prologue apresenta duas telas, uma de 11 polegadas para o painel de instrumentos, e uma de 11.3 polegadas para o sistema de entretenimento.
O ar-condicionado é digital e as saídas são pequenas, e os demais controles são similares aos encontrados no CR-V e Civic na América do Norte. O Honda Prologue só será vendido a partir de 2024 na América do Norte, e mais detalhes de motorização devem ser revelados no ano que vem.