Carlos Tavares e o presidente francês Emmanuel Macron durante o Salão de Paris
Divulgação/Stellantis
Carlos Tavares e o presidente francês Emmanuel Macron durante o Salão de Paris

O Salão de Paris abriu as suas portas na segunda-feira (17) após um hiato de quatro anos e ficará aberto até o próximo domingo (23) trazendo outro foco principalmente no que tange o segmento de elétricos.

A Stellantis é uma dela e tem metas ousadas para o futuro de sua frota. Até 2030 o conglomerado planeja ofertar 75 veículos 100% elétricos  entre as quatorze fabricantes que compõem o grupo.

Durante o salão de Paris, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, ressaltou o futuro da empresa e a relação com a França.

"Nosso compromisso com a neutralidade de carbono em 2038, beneficia a França, e já fabricamos 12 modelos elétricos em nossas 12 fábricas de montagem e componentes", disse o executivo português.

Somente para a produção de veículos, a Stellantis possui cinco fábricas na França, que somadas, podem entregar 1 milhão de modelos por ano . As outras sete estruturas o grupo no país serão responsáveis por caixas de câmbio, baterias, componentes e motores elétricos.  

O lançamento mais aguardado do grupo ficou por conta da Jeep , que mostrou seu primeiro modelo 100% elétrico o Avenger, junto com o Avenger 4x4 Concept, um conceito com pegada aventureira, que pode indicar uma futura versão com tração integral do menor Jeep da linha atual.

As marcas francesas também receberam atenção especial, a DS levou o crossover elétrico DS 3 E-Tense , além dos tipo "híbrido plug-in" como oo DS 4 e DS 7 E-Tense.

A Peugeot promoveu a estréia do fastback elétrico e-408 , assim como o Scooter e-Steetzone , modelo 100% elétrico com cerca de 100 km de autonomia, além da nova configuração de baterias para o e-208 , com 400 km de alcance.

"Ao optar por produzir o futuro e-308 e e-408 em Mulhouse, estamos dando a cada um de suas plantas industriais franceses um futuro na 'era pós-combustão' , com base na co-construção com nossos parceiros sociais", comentou Tavares.

Além disso, a divisão profissional da Stellantis apresentou as primeiras vans da indústria equipadas com célula de combustível de hidrogênio, o Peugeot e-Expert Hydrogen e o Citroën ë-Jumpy Hydrogen.

O sistema da Stellantis além de contar com as células de combustível de hidrogênio, também conta com baterias elétricas de 10,5 kWh para ligar o veículo e rodar em baixas velocidades.

O plano da Stellantis, denominado de “Dare Forward 2030” passa por se tornar neutra na emissão de carbono até 2038, e que 100% do mix das vendas de carros de passeio na Europa sejam de veículos elétricos, enquanto na América do Norte, o número de carros de passeio e comerciais leves elétricos alcance 50% das vendas até 2030.

Para concretizar esses planos, o conglomerado irá lançar 75 veículos e planeja alcançar cinco milhões de veículos elétricos vendidos por ano até o o fim da década.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis ainda irá discursar sobre o progresso da eletrificação da Stellantis na abertura da Cúpula Automotiva de Paris. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!