Número como esses mostram que as empresas do setor estão no caminho certo em suas ações para atingir não só empresas, como também, o público em geral.
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Número como esses mostram que as empresas do setor estão no caminho certo em suas ações para atingir não só empresas, como também, o público em geral.

Nos últimos meses, pesquisas realizadas com populares no Brasil revelaram que é crescente o interesse do público em geral pelo setor de mobilidade, micromobilidade e de eletrificados. Em levantamento realizado pela McKinsey & Company os brasileiros manifestam maior interesse por carros elétricos, micromobilidade e tecnologia em níveis superiores ao de consumidores de outros países. 

Ainda, segundo a pesquisa, há um grande interesse por soluções como assinatura de veículos eletrificados e micromobilidade. 70% dos entrevistados consideram aderir a serviços de assinatura de veículos , principalmente, devido à possibilidade de explorar diferentes tipos de soluções de mobilidade (21%) e por conta de uma possível redução nos custos totais de propriedade (18%), uma vez que não seria necessário adquirir os veículos eletrificados, pagando apenas pelo seu uso.

Além disso, o setor mostra que está cada dia mais forte, no mês de setembro, por exemplo, o segmento de carros elétricos e híbridos foi o que teve o maior crescimento nas vendas no setor automotivo no mês passado, com um aumento 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Número como esses mostram que as empresas do setor estão no caminho certo em suas ações para atingir não só empresas, como também, o público em geral. E isso se deve graças ao trabalho de players do mercado de mobilidade que desenvolvem soluções que aproximam a população a experimentarem esses novos serviços por meio da tecnologia. 

Um exemplo disso é a digitalização da opção de test drives por via carsharing, que é uma forma de democratizar a utilização de veículos elétricos e aumentar a sua utilização para o público. Sempre existiu uma barreira de entrada na utilização de elétricos, e essa “novidade”, quando falamos de algo fora do cotidiano comum da grande maioria das pessoas, pode influenciar na procura e possibilitar que pessoas tenham uma experiência mais longa com os veículos, ou seja, quebrando a barreira de entrada do serviço.

O serviço também se mostra mais fácil para a utilização, já que exige do usuário apenas o download de um aplicativo , o preenchimento com a CNH válida e um cartão. Após isso, ele encontra a concessionária mais próxima para fazer o “test drive”, sendo todo o processo digitalizado , retirada do veículo da concessionária, abertura e fechamento de portas, e devolução em uma base. 

Esse modelo de negócio permite ao usuário utilizar o veículo durante o período de 72 horas e a cobrança via cartão de crédito, com o custo médio de  R$ 1,20 por minuto. Outra facilidade são os aplicativos que oferecem a opção de compra do veículo, com um botão no próprio app, integrado a um motor crédito, validando se o interessado tem esse crédito para realizar a compra.

Essa nova tecnologia substitui a atual e disponível no mercado, em que se fica pouco tempo com o veículo, e o processo de test drive é realizado de uma forma manual. Com a mudança do comportamento do consumidor de veículos , as montadoras estão observando com “bons olhos” encontrar novas linhas de monetização, e também trazer essa inserção de veículos elétricos no dia a dia das pessoas.

Ou seja, quando se fala em futuro e em nova mobilidade, com novas formas de se locomover pelas cidades, é crescente serviços que incentivam e aumentam a curiosidade da população com o setor de eletrificados, ainda mais quando falamos em um serviço 100% digitalizado, exigindo menos burocracia. O setor não está parado, é fato, e o mercado está se conectando, criando soluções e abrindo muitas oportunidades.

*Naomi Kerkhoff é Co-Fundadora da Ucorp - startup de tecnologia para mobilidade ESG que é referência em soluções para mobilidade elétrica e foi eleita pelo Estadão uma das “TOP100 Empresas mais influentes em 2021”.  É empreendedora, mentora e consultora de prototipação para startups.

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