A quinta geração do Prius foi revelada pela Toyota no Japão nesta quarta-feira (16), e agora, além de conversar visualmente com outros modelos eletrificados da marca, o híbrido ganha novos motores e até painéis solares opcionais.
O novo Prius é construído sobre a plataforma TNGA de segunda geração , ganhou entre-eixos maior e abandonou o visual repleto de vincos e recortes agressivos do modelo anterior.
Segundo a Toyota , a equipe de desenvolvimento desejava renovar o modelo, e fazê-lo popular para os próximos 25 anos, e para isso, o desenho do Prius precisava ser atrativo , despertar desejo, e “ser mais do que um veículo amigo do meio ambiente”.
Na dianteira os faróis são muito similares ao do sedã elétrico Bz3 , apresentado recentemente no mercado chinês . Lateralmente, a silhueta tem um desenho digno de um fastback , na traseira as lanternas de LED são horizontais e conectadas por uma barra também em LED sob um fundo pintado de preto brilhante.
No novo Prius , a Toyota instalou suspensão McPherson nas rodas dianteiras e duplo A na traseira, o que segundo a fabricante, permite mais rigidez , respostas mais precisas em curvas e maior estabilidade em retas.
No interior , o desenho é bastante contemporâneo , e se nos modelos anteriores a Toyota inovava bastante nessa área, agora, os japoneses foram mais conservadores .
A tela multimídia de 12.3 polegadas chama atenção no centro do painel do veículo e é complementado por um cluster digital para informações relacionadas à condução atrás do volante. Volante esse que chama a atenção por ser repleto de botões de comando .
A motorização também foi melhorada. No Japão estarão disponíveis duas opções de conjunto de força. Uma conta com 222 cv de potência (164 kW) e une um motor a combustão de quatro cilindros e 2.0 litros com um motor elétrico .
Nessa configuração, o Prius conta com tecnologia plug-in , podendo ser recarregado em estações, e segundo a Toyota , a autonomia exclusivamente elétrica foi ampliada em 50%, mas não divulgou o alcance oficial.
A segunda opção contará com motores 1.8 ou 2.0 a combustão em conjunto com motor elétrico , mas assim como no Corolla híbrido , o próprio motor a combustão é responsável pela recarga das baterias .
Essa versão gera 195 cv de potência e conta com um sistema de tração integral “E-Four” que segundo a fabricante, entrega mais estabilidade durante as curvas e melhora o desempenho em superfícies de baixa fricção.
O novo Prius ainda é equipado com o Toyota Safety Sense , que adiciona câmeras dianteira e traseira, espelho retrovisor interno digital , e também estacionamento remoto , que permite retirar o veículo de uma vaga apertada sem entrar no carro.
O modelo ainda oferece sistema de recarga solar , exclusivo nos modelos plug-in , que segundo a Toyota pode captar energia suficiente para rodar 1.250 km por ano.
Essa função, além de fornecer energia para o sistema de ar condicionado e outras funcionalidades, pode recarregar a bateria de íon-lítio do modelo.
Outra novidade na linha Prius é a capacidade de fornecer energia para eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos . Os modelos contarão com duas tomadas de até 1500 Watts, uma no porta-malas e outra atrás do console central.
Mais informações serão reveladas no início de dezembro , quando a Toyota irá lançar o Prius no mercado europeu.