A JAC
já está no Brasil
desde 2011, e desde que anunciou que passaria a comercializar apenas veículos elétricos
, em 2019, a marca afirma que já vendeu mais de duas mil unidades
desses modelos com motorização alternativa.
Enquanto algumas marcas escolhem modelos híbridos , a JAC foi direto para modelos elétricos , que embora mais caros , podem ser mais em conta ao longo prazo , principalmente para quem percorre grandes distâncias .
“Sempre dissemos que a mobilidade elétrica não era somente um argumento de marketing da JAC Motors. Acreditamos nisso e resolvemos descontinuar os últimos modelos a combustão para ter foco absoluto em veículos 100% elétricos”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Atualmente a JAC conta com 15 modelos exclusivamente elétricos e segundo o presidente da marca no Brasil , Sergio Habib , mais modelos chegarão no futuro.
Atualmente, são quatro carros de passeio, entre eles o E-JS1 e sua versão aventureira E-JS1 EXT , são modelos de uso urbano, desenvolvidos na plataforma do Volkswagen e-Up! que possuem autonomia de até 302 km.
Esses veículos costumam ser utilizados por alguns motoristas de aplicativo , mas a marca também oferece o SUV médio E-JS4 , derivado do T60 Plus a combustão, e o sedã E-J7 , que possuem cerca de 400 km de autonomia .
Os veículos comerciais elétricos vem recebendo atenção de diversas empresas pela possibilidade de redução da emissão de poluentes na área de transporte , e a JAC oferece 11 opções.
São dois furgões e duas vans de passageiros com autonomia entre 235 e 300 km, uma picape cabine dupla, três caminhões urbanos , um médio, um semi pesado e um com três eixos e até 26 toneladas de peso bruto total .
Em 2022, os veículos exclusivamente elétricos emplacaram 5.850 unidades, e os modelos da JAC foram responsáveis por 792 vendas nos 10 primeiros meses do ano.
Veículos elétricos , apesar do alto custo de aquisição , possuem um custo de manutenção baixo , já que esses motores são mais simples e com menos partes móveis e também se beneficiam do preço do kW de energia estar mais em conta que o do litro da gasolina no Brasil.