A Abarth anunciou oficialmente o seu primeiro modelo elétrico , o 500e . Como ja é tradicional, a marca do escorpião é responsável por criar versões mais envenenadas de modelos originários da Fiat .
O Abarth 500e promete honrar a tradição da empresa fundada por Carlo Abarth de modelos com desempenho empolgante.
Para isso, traz um motor elétrico de 155 cv e 23,9 kgfm de torque, 37 cv e 1,5 kgfm a mais que o 500 elétrico vendido pela Fiat. A aceleração de zero a 100 km/h agora é em 7 segundos, 2 a menos que o modelo original.
Segundo a Stellantis , no traçado “Misto Pista” do circuito de testes de Balloco , o Abarth 500e é mais rápido que o modelo Abarth 695 , que conta com motor 1.4 turbo de 180 cv.
O novo veículo ainda conta com três modos de condução : Turismo , Scorpion Street e Scorpion Track . O modo Turismo foca em eficiência energética e maior alcance , e limita a potência em 136 cv, e conta com sistema de condução com apenas um pedal .
Os modos do escorpião liberam toda a potência do motor elétrico , enquanto o Scorpion Track ajusta também outros parâmetros do carro para extrair o máximo de desempenho possível.
Externamente, o visual do carro da Abarth é mais agressivo que o modelo da Fiat, e traz um para-choque dianteiro com o nome da marca escrito e desenho exclusivo com apliques que lembram apêndices aerodinâmicos .
Na lateral, além de uma nova saia, o Abarth 500e ganha uma releitura da faixa característica de modelos da marca e também um emblema do escorpião, que possui um novo desenho .
Na traseira o nome da marca escrito se repete, aliás, o 500e
é apenas o segundo
modelo da Abarth
que conta com o nome da empresa escrito, o primeiro foi o Pulse
, e antes desses veículos, a marca sempre contava com seu logotipo
estampado, que no caso do 500e, está no capô
.
O interior também recebeu modificações, o volante ganhou um apoio central, e acabamentos com couro e "materiais nobres", além de uma faixa central. O painel central também ganhou acabamento em material diferenciado, e o cluster ganha novos grafismos .
Segundo a fabricante, o hatch elétrico contará com um gerador de som , que irá reproduzir fielmente o ronco de um motor à gasolina , acompanhando o desempenho do veículo.
Além disso, o veículo irá reproduzir uma guitarra no interior da cabine toda vez que o veículo for ligado ou desligado , e o Sistema de Alerta Acústico de Veículo ( AVAS ) irá também reproduzir um som de guitarra quando o motorista ultrapassar os 20 km/h.
Haverá uma versão especial de lançamento, batizada de “ Scorpionissima ”, que será limitada em 1.949 unidades (referência ao ano de fundação da Abarth) que estará disponível na carroceria hatch ou conversível e nas cores Acid Green e Poison Blue .
O sistema de som é assinado pela JBL e a central multimídia é a Uconnect de 10,25 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay , ambos sem fio .
O dispositivo contará com a funcionalidade chamada de Performance Pages , que irá apresentar gráficos e informações para o condutor, lembrando as informações de telemetria que os pilotos de corrida recebem.